A importância do reúso da água da chuva

A importância do reúso da água da chuva

Publicado em Postado em Reúso de Água da Chuva

A água é um recurso natural de extrema importância para vida humana, mas ao contrário do que muitos pensam, ela é um recurso limitado, apesar da maior parte do planeta ser coberta por água, ela não é um recurso inesgotável.

Muito pelo contrário, pesquisas da ONU apontam que até o final de 2050, 5 bilhões de pessoas sofrerão com a escassez de água potável. Portanto, é necessário a educação ambiental doméstica e o uso consciente da água, que é fundamental para vida de todos nós.

Uma alternativa que vem ganhando cada vez mais espaço, e se tornando mais popular, é o reúso da água da chuva.

O reuso da água da chuva pode contribuir para economia de água potável.

A água da chuva não é potável, não pode ser utilizada para consumo humano, pois contém impurezas, mas pode ser utilizada para muitos fins, contribuindo para economia da água potável. Algumas das finalidades do reúso da água da chuva são:

  • Regar plantas, jardins e canteiros;
  • Lavar carros;
  • Limpar áreas externas;
  • Descarga sanitária;
  • Entre outros usos.

Mas para fazer o reúso da água da chuva, é necessário fazer o armazenamento correto da mesma.

Como devo armazenar a água da chuva?

Para fazer a capacitação e armazenamento da água da chuva é indicado que se utilize uma cisterna. Existem vários modelos de cisternas, hoje iremos falar um pouco a respeito das cisternas verticais Tecnotri.

As cisternas verticais são reservatórios modulares, com excelente acabamento. São produtos com um design moderno, confeccionados em várias opções de cores (cinza, azul, verde, bege e laranja) e modelos (600, 750, 1.000 e 1.050 litros), e que podem ser instalados facilmente na descida da calha de escoamento da água da chuva.

Reservatórios modulares de fácil instalação.

Por serem modulares, os reservatórios podem ser acoplados para armazenar maiores volumes de água, permitindo seu uso em diversos locais, como residências, prédios, industrias, condomínios, shoppings, etc.

As cisternas são totalmente vedadas, com proteção contra o mosquito da dengue. Proteção antimicrobiana, que evita a proliferação de fungos e bactérias. Com 4 filtros de tratamento, incluindo o Smart Filtro Clorador e Aditivo UV14, que protege a cisterna contra os raios solares, separa as impurezas para que a água seja armazenada com qualidade.

As cisternas são confeccionadas com plástico rotomoldado, um material leve, resistente, atóxico, e de fácil higienização. Um material 100% reciclável e sustentável. Imune a agentes climáticos e variações de temperatura de -35º a + 50º. Possui garantia de 10 anos.

O investimento inicial para compra de uma cisterna é baixo e tem um retorno financeiro alto. Para comparação, uma cisterna vertical tem um custo médio de R$ 2.000,00, enquanto uma cisterna enterrada, tem o custo médio de R$ 3.250,00 – além de ser necessário despesas com obra para enterrá-la.

Ao adquirir uma cisterna você estará contribuindo para redução de riscos de enchentes e alagamentos, diminuição do impacto ambiental com a preservação da água potável e promoção da educação ambiental doméstica.
Além de reduzir seu consumo de água potável, você irá diminuir o custo da sua fatura de água.

Ficou interessado? E se você quiser fazer uma cotação, para ter uma ideia de quanto será o custo para adquirir uma cisterna, solicite um orçamento.

E se você quer saber mais sobre o reaproveitamento da água da chuva, baixe nosso guia completo de reúso da água da chuva.

Referências:

NEGÓCIOS, ÉPOCA. Falta de água afetará 5 bilhões de pessoas até 2050, diz ONU. Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/Mundo/noticia/2018/03/falta-de-agua-afetara-5-bilhoes-de-pessoas-ate-2050-diz-onu.html. Acesso em: 10 de outubro de 2019.

TECNOTRI. Reutilizar água da chuva. Disponível em: https://cisternas.tecnotri.com.br/. Acesso em: 10 de outubro de 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *