A instalação de um Sistema Fotovoltaico

Publicado em Postado em Energia Solar Fotovoltaica

Você sabia que a aquisição de um sistema fotovoltaico, é um processo com muitas etapas? Algumas técnicas, outras burocráticas. Hoje preparamos um post especial, para deixar você por dentro de todas as etapas, da compra a instalação.

O Projeto
Pré dimensionamento

Nada melhor que começar pelo começo, a primeira etapa é o pré-dimensionamento que envolve análise do padrão de consumo do cliente, especificações do padrão de ligação na rede, características do telhado. Com base neste levantamento de dados, é elaborada a proposta técnico financeira para o cliente.

Depois do aceite do cliente, começa o trabalho técnico, nossos engenheiros eletricistas fazem a elaboração do projeto elétrico, pensando em todos os pormenores. O projeto elétrico inclui uma série de desenhos e detalhes importantes para o correto dimensionamento, instalação e aprovação do sistema.

Projeto elétrico

Feito o projeto elétrico, é hora da parte burocrática – a tramitação com a Concessionária. Para esta etapa do processo, além do projeto elétrico é necessário a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), Solicitação de Acesso para microgeração distribuída,  entre outros documentos como Certificado do INMETRO dos inversores. Dependendo do porte do projeto, serão necessários alguns documentos complementares, como memorial descrito, entre outros.

Parecer de Acesso e instalação

Com toda esta documentação em mãos é feita a solicitação de acesso para microgeração distribuída junto à concessionária de energia local. As concessionárias têm o prazo legal de 15 dias para analisar o projeto e emitir o “Parecer de Acesso” que autoriza o cliente a conectar sua própria sina na rede de distribuição. Após esta etapa, é hora da execução.

A instalação
Instalação

A hora da instalação, sem dúvida nenhuma é o momento mais esperado. Nesta etapa, nossa equipe técnica é responsável pela execução. Eles precisam se atentar a uma série de detalhes: a primeira parte é a instalação da estrutura de fixação. Depois disto é feito a passagem da fiação e na sequência a instalação e conexão dos painéis.

Por último é instalado o inversor, feito os testes de comissionamento e configuração do sistema de monitoramento. Finalizada a etapa de instalação, é a hora de solicitar a vistoria da Concessionária.

 A troca do Medidor
Vistoria e  troca do medidor


Depois da solicitação, geralmente leva em torno de 07 dias para Concessionária realizar a vistoria e a troca do medidor. Quando você tem sua usina de microgeração de energia instalada, é necessário um Medidor Bidirecional.

Este medidor vai medir toda a energia que você consome da rede, e toda a energia que você injeta na rede, pois durante o dia, enquanto seu sistema produz energia, o que não é consumido instantaneamente, é lançado na rede.

Esta energia se converte em créditos energéticos. Os créditos energéticos são consumidos durante a noite, e nos períodos de menor produção do sistema, como o inverno.

Após a troca do medidor, seu sistema está pronto para funcionamento, é hora de aproveitar os benefícios de produzir sua própria energia.

O monitoramento
Monitoramento on-line

Mas, o nosso trabalho não termina por aí, depois que o sistema está operante, nossa equipe de pós-venda faz o acompanhamento do monitoramento on-line do primeiro ano de produção do sistema, para se certificar de que está tudo conforme o planejado, e se tiver algo fora do previsto, fazer a identificação e correção do problema, o mais rápido possível.

Instalação e Manutenção preventiva

Depois disso, realizamos o acompanhamento periódico das manutenções, mas isso já é tema de outro post, se quiser acessá-lo, clique aqui.

Como vimos, são muitas as etapas envolvidas no processo de instalação de um Sistema de Energia Solar Fotovoltaico, e nós do GRUPOFOR tratamos cada uma destas etapas com muito profissionalismo, contando com uma equipe de profissionais experientes e comprometidos que se dedicam para fazer com que sua experiência conosco seja fantástica.

Se você está interessado em energia solar, entre em contato com um dos nossos consultores comerciais e solicite um orçamento.

Um comentário em “A instalação de um Sistema Fotovoltaico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *