A Ordenha do Leite e o uso de Aquecedores Solares

Publicado em Postado em Aquecimento Solar

Você, pequeno produtor, que trabalha com a produção de leite, sabia que existem tecnologias com um preço acessível que podem ajudar no seu dia-a-dia da fazenda, trazendo praticidade para sua rotina de trabalho? Vamos apresentar os aquecedores solares de tubos à vácuo e explicar como este sistema pode ajudar na ordenha do leite.

A utilização de aquecedores solares é uma forma de melhorar os processos produtivos no campo, uma vez que permite a redução dos custos da produção e ajuda os produtores a se adequarem a normativa que especifica os parâmetros para rotina de higienização na ordenha.

Um aquecedor solar pode reduzir em 50% o custo com a higienização na ordenha do leite.
HIGIENIZAÇÃO DA ORDENHA

As fazendas leiteiras precisam se adequar as instruções normativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para a produção, comercialização e transporte do leite. Entre estas normas, podemos destacar o parâmetro que especifica que os utensílios utilizados para o manuseio do leite, devem ser higienizados com água de boa qualidade, e temperatura entre 40 e 80ºC, todos os dias no intervalo da ordenha.

Geralmente a higienização é feita com aquecedores elétricos de imersão, o que consome muita energia. Um aquecedor solar de tubos à vácuo, pode reduzir em 50% o custo com higienização da ordenha. O sistema de tubos à vácuo pode fazer o pré-aquecimento da água, deixando a água em uma temperatura média de 70ºC/50ºC (verão/inverno). Dessa maneira a resistência elétrica é utilizada muito menos, reduzindo assim o consumo com energia elétrica.

Desenho esquemático do funcionamento do sistema de aquecimento solar de tubos à vácuo.
COMO ISSO É POSSÍVEL?

O aquecedor solar de tubos à vácuo com boiler acoplado possui um controlador de temperatura inteligente. O controlador permite programar os horários de abastecimento do boiler e a temperatura desejada.

Quando a água não chega na temperatura programada através da radiação solar, a resistência elétrica de apoio é acionada automaticamente e termina de aquecer a água. Desta maneira a resistência elétrica só é acionada para a água ganhar alguns graus a mais de temperatura e isso acontece somente nos horários pré-programados no controlador digital do sistema, é o uso da tecnologia promovendo economia de energia e reduzindo os custos da produção.

PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL

A produção de alimentos seguros, saudáveis e nutritivos, em bases sustentáveis e competitivas, são fundamentos da segurança alimentar.

Ao utilizar um Aquecedor Solar, o pequeno produtor, pode tornar sua produção mais rentável, economizando dinheiro, energia elétrica e utilizando os recursos naturais para potencializar a higiene dos utensílios utilizados na rotina de ordenha, reduzindo seus custos e tornando sua produção sustentável.

Ao utilizar um aquecedor solar, o produtor pode tornar sua produção mais rentável.
QUERO SABER MAIS

O GRUPOFOR pensando em você, que é um pequeno produtor rural, preparou um material completo para lhe explicar sobre o funcionamento dos aquecedores solares e como aplicados no processo de higienização da ordenha do leite. Se você ficou interessado no assunto, e quer saber mais detalhes sobre isto, baixe gratuitamente o e-book, clicando aqui.

Ou, se desejar conversar com um dos nossos consultores comercias, agende um horário para uma consultoria comercial.

Referências:

ECOLOGIC. Emprego de aquecedores solares na realização da rotina higiênica em ordenha de leite. Acesso em: 07 de outubro de 2019.

GRUPOFOR. Aquecimento solar – utilize aquecedores solares para realizar a rotina higiênica na ordenha do Leite. Disponível em:
https://educacional.grupofor.com.br/gf-e-book-aquecimento-solar-ordenha-do-leite . Acesso em: 04 de março de 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *