aquecedor solar para chuveiro

Como funciona um aquecedor solar para chuveiro?

Publicado em Postado em Aquecimento Solar

Há muito tempo sabe-se que o relaxante banho quente é um dos principais vilões no consumo de energia, sendo um dos responsáveis pelo alto valor da fatura mensal de luz.

Esse dado é confirmado pela Cooperluz.

De acordo com a tabela de consumo da entidade, o chuveiro e a torneira elétrica estão entre os eletrodomésticos que mais consomem energia em uma residência, chegando a gastar 3 vezes mais do que um ar condicionado.

Uma das alternativas para economizar energia elétrica em casa é o uso de aquecedor solar, ele é uma escolha eficaz para o aquecimento da água do banho e das torneiras em geral.

Se você tem dúvidas sobre o seu funcionamento, continue lendo nosso post e veja como a água é aquecida através dele e como ele pode ajudar na economia de energia elétrica da sua casa.

Como funciona o aquecedor solar?

Um aquecedor solar é um sistema de aquecimento para água que funciona por meio da captação da energia do Sol, utilizando-se de coletores, geralmente, instaladas no telhado das residências.

Os raios solares penetram os coletores e aquecem o material por onde passa a água. O material é normalmente de cor escura, para ajudar na absorção máxima da radiação solar.

Nesse processo a água que está dentro dos coletores se aquece e é direcionada para o reservatório térmico.

De forma simplificada: o coletor capta a radiação solar e transfere essa energia captada para a água armazenada que é devolvida aquecida para o reservatório térmico para ser consumida.

É no reservatório térmico que toda a água aquecida fica guardada para ser distribuída e consumida quando necessária.

O uso do aquecedor solar para chuveiro

Utilizar o aquecedor solar para a água do chuveiro tem muitas vantagens.

Entre elas, citamos:

Banho quente sem energia elétrica

demo 24

Estima-se que o uso de aquecedor solar residencial gerará uma economia de mais de 50% na conta de energia elétrica.

Por isso, investir em sistema de aquecedor em residência e usar a água quente nos chuveiros, vai fazer diferença na conta e no bolso.

Além disso, quem já não passou pela situação de estar tomando banho e, de repente, acabar a energia elétrica da região que mora e ser surpreendido com uma ducha gelada?

Outro problema do chuveiro elétrico é a queima da resistência elétrica, que normalmente ocorre durante o banho e quando você já está com o cabelo cheio de espuma.

Com aquecedor solar isso não acontece.

O banho quente é garantido sem custos e mesmo com a suspensão da energia elétrica na região.

Promoção da sustentabilidade

demo 24

Além da economia, por ter uma fonte de energia gratuita, e de fugir dos riscos de ficar sem banho por conta da falta de eletricidade, investir em um sistema de aquecimento solar traz um outro grande benefício.

Ao utilizar energia renovável, você contribui de forma efetiva para a sustentabilidade do planeta.

Dessa forma, ao investir em um sistema de aquecedor solar, você está poupando dinheiro, garantindo o seu banho quente sempre que desejar e diminuindo a sobrecarga das hidrelétricas.

Agora que você sabe como funciona um aquecedor solar para chuveiro, que tal baixar nosso ebook sobre o funcionamento do aquecedor solar de tubos à vácuo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *