qual a diferença entre aquecedor solar e aquecedor a gas

Aquecedores de água solar e aquecedores a gás: qual a diferença?

Publicado em Postado em Aquecimento Solar

A busca por soluções voltadas à economia de energia elétrica trouxeram ao mercado algumas opções interessantes quando o assunto é aquecimento de água.

Muitos hotéis, condomínios e residências optam por não ligar seus chuveiros na rede de energia elétrica e, sim, em soluções alternativas mais viáveis financeiramente e também que ajudam na preservação do meio ambiente.

O aquecedor de água é uma ótima opção para suprir essa necessidade.

Milhares de famílias passaram a instalar equipamentos que permitem o banho numa temperatura agradável e levam água quente para as pias dos banheiros e cozinha.

Nesse post apresentaremos as diferenças existentes entre os aquecedores de água solar e os aquecedores a gás para que você possa escolher uma solução com maior segurança. Continue lendo e confira!

Aquecedores a gás

Os aquecedores a gás são equipamentos que possuem um queimador semelhante ao do fogão, onde a água circula por uma serpentina e é aquecida atingindo uma temperatura previamente escolhida.

O fogo do aquecedor é mantido em função do gás que é emitido ao equipamento, podendo ser gás natural (GN) ou gás liquefeito de petróleo (GLP), o segundo popularmente conhecido por gás de cozinha.

No momento em que alguém abre o chuveiro ou uma torneira, o aquecedor aumenta o fogo e passa a esquentar a água destinada àquele ambiente.

Aquecedores de água solar

Resultado de imagem para aquecedor de agua solar grupofor

Os aquecedores de água solar funcionam a partir da captação de energia do Sol, através de placas instaladas normalmente no telhado das casas e edifícios, além de um reservatório térmico.

Através de tubulações próprias para água quente, onde a água circula, ela é enviada ao Boiler, nome dado ao reservatório térmico, que são cilindros de cobre, inox ou polipropileno que conservam a água aquecida para o consumo.

Nos aquecedores de água solar não existe queima de gás ou consumo de energia elétrica para o aquecimento, pois, essa é aquecida a partir da captação dos raios solares.

Diferenciais entre os dois modelos de aquecedores

Os principais diferenciais entre os dois modelos de aquecedores são:

Infraestrutura do ambiente

Os aquecedores a gás necessitam de uma infraestrutura de instalação maior do que os aquecedores solares, portanto, os custos são maiores.

Além do mais, o uso do gás pode se tornar perigoso, pois, é um gás inflamável.

Instalação

Nos dois casos é indispensável a contratação de profissionais capacitados, no entanto, a instalação do sistema solar é mais simples e fácil de ser realizada.

Ambos sistemas necessitam de tubulação para água quente instalada na residência.

Segurança

Para os aquecedores a gás, é necessária uma pequena chaminé, uma vez que existe a combinação de fogo e do combustível no equipamento e os resíduos da queima precisam ser eliminados e jogados na atmosfera.

Já os aquecedores solares não trabalham com queima, portanto, são mais seguros.

Desperdício de água

A maioria dos sistemas de aquecedores a gás apresentam desperdício de água, pois, o usuário precisa aguardar o seu aquecimento e o trajeto pela tubulação ao chuveiro ou a torneira.

No sistema de aquecimento solar, a água quente está armazenada no Boiler, portanto, o desperdício é mínimo.

Sustentabilidade

Hands holding a small green plant growing in brown healthy soil with warm light

Os aquecedores a gás precisam desse combustível para fazer o aquecimento, portanto, existe a dependência de produtos originários da natureza e que são escassos (petróleo ou gás natural), além de serem poluentes para o meio ambiente.

Já os aquecedores de água solar, utilizam a energia do Sol como fonte geradora e não existe a necessidade de aquisição de nenhum produto para o processo de aquecimento. Completamente sustentável, esse modelo é reconhecido como de energia renovável.

Economia

No sistema a gás, a aquisição do insumo para que o equipamento possa funcionar é obrigatória, portanto, se diminui a conta de energia elétrica, no entanto, aumenta-se o valor da conta de gás.

Já no sistema de energia solar, não existem mais despesas mensais, ou são mínimas, uma vez que a captação é realizada pelas placas aproveitando o calor do Sol.

O fato é que os dois sistemas funcionam muito bem e se aprimoram constantemente com a tecnologia em desenvolvimento.

No entanto, os aquecedores de água solar seguem as tendências de proteção ao meio ambiente para um mundo sustentável, o que acaba representando para o usuário diminuição das despesas domésticas e para a natureza, maior preservação.

Agora que você sabe quais as diferenças entre os aquecedores de água solar e aquecedores a gás, que tal baixar nosso ebook sobre: Tudo que você precisa saber sobre o aquecimento solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *