As vantagens do Aquecimento Solar

As vantagens do Aquecimento Solar

Publicado em Postado em Aquecimento Solar

O frio já está começando a chegar aqui na região Sul do país, é hora de pensar em atualizar ou instalar um sistema de aquecimento  para não tomar banho gelado no inverno. O sistema de aquecimento solar de tubos à vácuo, é uma excelente opção, tanto para quem não tem aquecimento ou para quem deseja substituir o aquecimento à gás ou elétrico, e economizar. Mas antes de falarmos sobre as vantagens do aquecimento solar, vamos explicar rapidamente como o sistema funciona.

Como funciona o Aquecedor Solar de Tubos a Vácuo?

O sistema de tubos à vácuo é composto por tubos que aquecem a água fria, e também por um reservatório térmico que armazena  a água quente (também conhecido como boiler) e o controlador de temperatura.

A radiação solar atravessa o vácuo e aquece a água dentro dos tubos, como a água quente é mais leve que a água fria, isto provoca uma circulação natural dentro do sistema. Essa circulação se dará até a água entrar em equilíbrio térmico, aquecendo todo o volume disponível por completo.

Enquanto existir luz solar existirá circulação e transferência de calor entre os tubos e a água. Ao pôr do sol, esta água quente ficará armazenada no boiler, esperando o seu consumo.

O grande diferencial deste sistema é justamente os tubos terem o vácuo como isolante térmico, o vácuo é um dos melhores isolantes térmicos do mundo, permitindo que a água quente de dentro dos tubos não perca temperatura para o meio externo. Em seguida a água vai para o reservatório que também conta com isolação térmica e mantém a água aquecida por várias horas. 

Como é feito o controle da temperatura e nível de água?

Os aquecedores solares mais modernos possuem um controlador digital capaz de gerenciar a temperatura do sistema de maneira muito inteligente, aproveitando ao máximo a sua eficiência.

O controlador digital compara a temperatura desejada com a temperatura dentro do boiler em horários programados de acordo com a rotina do consumidor.

Em dias chuvosos, a resistência de apoio é ligada para dar uma ajudinha apenas nos horários programados de banho definidos pelo usuário, poupando energia elétrica.

Outro controle importante é o de entrada de água fria no boiler.

Diferentemente de sistemas onde a entrada de água fria é feita à medida que a água quente sai, o controlador digital só permite o reabastecimento de água fria no sistema após todos os usuários completarem sua rotina, como tomar banho ou lavar as louças.

Isso impede que, à medida que a água quente seja consumida, entre imediatamente água fria no boiler, fazendo o sistema perder temperatura.

Durante a noite é normal que a água do reservatório térmico perca um pouco sua temperatura. Um reservatório térmico acoplado perde de 2 a 5º C por noite.

Vantagens do sistema de aquecimento de tubos à vácuo

Os tubos à vácuo possuem eficiência acima de 90%, ou seja, conseguem absorver quase toda a radiação solar térmica e transferi-la para a água.

Como a água circula entre os tubos e o reservatório térmico, as perdas de temperatura são muito pequenas e o clima externo exerce pouquíssima interferência no processo, funcionando tanto no verão como no inverno.

É ideal para a Região Sul do Brasil.

Os tubos não congelam e são muito mais eficientes que os antigos coletores]  de placas planas. Funcionam o ano todo, mesmo nos invernos mais rigorosos.

Utilizando um sistema de aquecimento de tubos à vácuo a economia de energia pode chegar em até 70%.

Além disso, reduz o impacto ambiental e promove a valorização do imóvel em até 15%.

Se você ficou interessado e quer saber mais sobre o funcionamento do sistema, acesse nosso e-book gratuitamente, clique aqui.

Ou, se você tem interesse em fazer uma cotação, solicite um orçamento. Que um dos nossos consultores comerciais entrará em contato com você.

Referências:

GRUPOFOR. Como funciona o aquecedor solar de tubos à vácuo. Disponível em: https://educacional.grupofor.com.br/e-book-como-funciona-o-aquecedor-solar-de-tubos-a-vacuo. Acesso em: 03 de março de 2020.

GRUPOFOR. Tudo o que você precisa saber sobre aquecimento solar. Disponível em: https://educacional.grupofor.com.br/e-book-aquecimento-solar-tudo-que-voce-precisa-saber. Acesso em: 03 de março de 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *