reúso da água

5 benefícios de fazer reúso da água em casa

Publicado em Postado em Reúso de Água da Chuva

A água é um recurso natural finito, por isso, é preciso empregar esforços para que o seu uso seja de forma consciente, não comprometendo ainda mais as gerações futuras e a vida do planeta.

Existem várias alternativas para economizar água e o reúso dela é uma das mais fáceis, benéficas e acessíveis.

Para esse fim, o reaproveitamento da água em casa já é uma ação bem praticada que, além de contribuir para a sustentabilidade, ajuda na economia doméstica.

Nesse post vamos mostrar os principais benefícios que o reúso da água em casa pode trazer para a sociedade e para o meio ambiente em geral. Continue lendo!

1 – Preservação da água potável

demo 24

Reutilizar a água da chuva em casa é contribuir para a preservação da água potável no planeta.

O acesso à água potável e ao saneamento básico é um direito de todo ser humano de acordo com a ONU, mas, a realidade é que mais da metade da população não tem esses recursos ao redor do mundo.

Reutilizar a água é uma forma de contribuir para que esse poderoso líquido chegue a mais pessoas.

2 – Ajuda a evitar enchentes

Toda água reaproveitada não vai para as redes de esgoto e essa atitude ajuda na prevenção de enchentes, uma vez que diminui o volume da água a ser escoada.

Captar água da chuva é um excelente meio para ajudar a evitar enchentes e alagamentos, uma vez que a água que iria para a rede de esgotos fica armazenada em uma cisterna para uso posterior.

3 – Ajuda a combater a poluição

Cada vez que se armazena a água da máquina de lavar roupa e do chuveiro, se está contribuindo para a não poluição ambiental.

A água eliminada pela máquina geralmente contém sabão, água sanitária e amaciante, já a do banho é carregada com resíduos de sabonetes, xampus e cremes.

O reúso da água em casa implica em não jogar diretamente na rede de esgoto local esses resíduos químicos, o que acaba contribuindo de maneira significativa no combate à poluição e na preservação da natureza.

Essa água pode ser reutilizada para descarga de banheiro, para lavar calçadas, pisos, garagens e carros, entre outras inúmeras utilidades.

4 – Economiza duplamente

demo 24

Toda água de chuva armazenada em casa pode ser tratada e usada para vários fins, como irrigação, descargas de banheiros, lavação de roupas, carros, pisos, calçadas, entre outros.

Na utilização da água da chuva a economia é ainda maior porque se pode reaproveitá-la, por exemplo, para a máquina de lavar roupa, que, após o uso, poderá também ser reaproveitada mais uma vez para a limpeza de banheiros, carros, etc.

Para se ter uma ideia, uma máquina de lavar roupas com capacidade para 5 kg (um equipamento relativamente pequeno) gasta em média 100 litros de água por operação. 😱

O reúso da água, portanto, caracteriza uma economia dupla: se diminui o consumo de água potável, o que ajuda na sustentabilidade do planeta, e se reduz significativamente o valor a pagar mensalmente para a distribuidora local.

5 – Promove a educação ambiental doméstica

A partir do momento que uma família estabelece o reúso da água em sua residência, ela começa a adquirir novos hábitos, iniciando uma conscientização ecológica para o uso dos recursos naturais.

Com o reúso da água, evita-se o desperdício e o uso indevido da água potável, uma vez que ela só será usada em atividades em que ela seja imprescindível.

Agora que você conheceu os 5 benefícios de fazer reúso da água em casa, que tal baixar o nosso ebook sobre aproveitamento de água da chuva: guia completo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *