Água da chuva – escolas e a prática da sustentabilidade

Publicado em Postado em Reúso de Água da Chuva

Muitas capitais como Curitiba e Florianópolis, e estados brasileiros como São Paulo e Rio de Janeiro, vêm adotando leis que obrigam as novas construções a instalarem cisternas para captação de água da chuva, ou seja, o reaproveitamento de água.

Com a escassez da água cada vez mais presente na realidade global, a tendência atual é que o poder público crie mais leis focadas na conservação da água, e no uso racional dos recursos hídricos.

No entanto, a valorização da água, não cabe apenas ao poder público, todos os setores da economia devem ajudar na preservação deste recurso, essencial a vida humana.

Sustentabilidade na prática, através do reaproveitamento da água da chuva.

Escolas pioneiras

Tomando a frente nesta caminhada, vemos um número crescente de escolas que vêm investindo no reaproveitamento da água da chuva. Hoje, as escolas têm o papel de ir além, não falando apenas de sustentabilidade e preservação dos recursos naturais, mas ensinando na prática os alunos.

Apenas citando alguns exemplos vemos as Escola Estadual Francisco Molina, em Santa Salete – SP,  Escola Estadual Professor Silvio de Almeida, em Batatais-SP,  Escola Estadual Professor Dorival Monteiro de Oliveira , em São José dos Campos – SP, Escolas de Brumal e Santa Bárbara, no interior de Minas Gerais, sendo pioneiras nesta caminhada.

A melhor forma de ensinar é a prática

O reúso da água, nas escolas além de gerar economia, promove a conscientização de alunos, pais, professores e colaboradores a respeito do uso racional da água.

Cultivar a consciência ecológica, através do reúso da água da chuva.

A água captada pode ser destinada para regar a horta, limpeza e lavagem do pátio, manutenção da escola, descargas sanitárias, entre outras possibilidades, gerando economia no consumo de água potável. Mas, o principal benefício, sem dúvida, é cultivar a consciência ecológica dos alunos, ensinando-lhes a importância de um consumo consciente da água.

Praticidade e sustentabilidade

As Cisternas verticais Tecnotri não necessitam de muito espaço para serem instaladas. A sua instalação é simples, dispensam alterações na planta ou estrutura da escola pois não precisam ser enterradas. Com design moderno e tamanho compacto permitem que sejam instaladas em garagens, corredores e terraços poupando espaço e tempo.

Sendo uma alternativa prática e sustentável que traz benefícios, não somente para escola, mas para toda a comunidade.

Ajuda profissional

A instalação do kit de reúso de água pode ser realizada por profissionais credenciados. A GRUPOFOR, uma empresa fundada em 2014, pioneira em soluções sustentáveis e inteligentes pode ajudar sua escola a fazer reaproveitamento da água da chuva, elaborando um projeto personalizado, de acordo com as necessidades da escola.

E se você quiser fazer uma cotação, para ter uma ideia de quanto será o custo de seu investimento, solicite um orçamento.

Ou se ficou interessado em saber mais sobre o aproveitamento da água, acesse o nosso guia completo de reúso da água da chuva.

Outras dicas valiosas sobre a preservação da água, você pode obter também no nosso guia completo sobre o uso consciente da água, evite a falta de água.

Referências:

POVO, GAZETA DO. Curitiba tem lei para uso racional da água. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/imoveis/curitiba-tem-lei-para-uso-racional-da-agua-acjotecvbvsbqj2gjhqvitcni/. Acesso em: 17 de outubro de 2019.

TECNOTRI. Reúso de Água das Chuvas é Obrigatório em Santa Catarina. Disponível em: https://cisternas.tecnotri.com.br/reuso-de-agua-das-chuvas-e-obrigatorio-em-sc/. Acesso em: 17 de outubro de 2019.

TECNOTRI. Captação de água da chuva. As escolas também estão aprendendo essa lição. Disponível em: https://cisternas.tecnotri.com.br/captacao-de-agua-da-chuva-as-escolas-tambem-estao-aprendendo-essa-licao/. Acesso em: 17 de outubro de 2019.

TECNOTRI. Captação de água da chuva já é realidade em escolas de São Paulo. Disponível em: https://cisternas.tecnotri.com.br/captacao-de-agua-escola-sp/. Acesso em: 17 de outubro de 2019.

TECNOTRI. Escola de São José dos Campos começa a reutilizar água da chuva. Disponível em: https://cisternas.tecnotri.com.br/escola-de-sao-jose-dos-campos-comeca-a-reutilizar-agua-da-chuva/. Acesso em: 17 de outubro de 2019.

TECNOTRI. Escolas em Santa Bárbara/MG saem na frente na questão sustentabilidade. Disponível em: https://cisternas.tecnotri.com.br/escolas-em-mg-saem-na-frente-na-questao-da-sustentabilidade/. Acesso em: 17 de outubro de 2019.

TECNOTRI. Armazenar Água da Chuva Para Utilizar em Casa Pode Ser Mais Fácil do Que Você Imagina. Disponível em: https://cisternas.tecnotri.com.br/armazenar-agua-da-chuva-para-utilizar-em-casa-pode-ser-mais-facil-do-que-voce-imagina/. Acesso em: 17 de outubro de 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *