Casa solar automatizada

Casa solar – A casa do futuro

Publicado em Posted in Sustentabilidade

Energia solar já é uma realidade, e trouxe junto um monte de coisas legais

A Casa Solar

A tecnologia mais comentada no Brasil atualmente para o acesso de geração própria de energia à rede das concessionárias é a energia solar fotovoltaica, aquela onde a luz é transformada em eletricidade, e que já é muito utilizada em países como Alemanha, Japão, China e Estados Unidos. Hoje é possível e viável termos uma casa solar.

O aumento da oferta desta solução, aliada à possibilidade de injeção da energia gerada na rede da concessionária, fez com que os preços dos geradores fotovoltaicos despencassem na última década, tornando-se assim a nova aposta de entusiastas a se tornarem autossustentáveis energeticamente.

Historicamente no Brasil e no mundo, ano após ano, a demanda por energia elétrica vem aumentando. Especificamente no Brasil, onde as geradoras de energia são majoritariamente hidrelétricas, as faltas de chuva e a escassez de água nas barragens fazem necessária a operação de termoelétricas, onde, por ser uma energia mais cara que a das fontes hídricas, traz consigo aumentos nas contas de energia em todo país, compensados pelas atualmente chamadas ‘bandeiras tarifárias’.

A construção de novas fontes de energia elétrica centralizadas geram grandes obras, caras, com longos prazos de conclusão e com grandes impactos ambientais. Como alternativa de curto prazo para contornar esta situação, desde 17 de abril de 2012, através da Resolução Normativa 482 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), pequenos produtores de energia por fontes renováveis e/ou coogeração de energia podem acessar a rede das concessionárias para “trocar” energia através de um contrato chamado de compensação.

Hoje já são mais de 16.000 casas solares no Brasil, e a previsão da ANEEL é que até 2024 sejam mais de 890.000.

O Adrian já adquiriu o seu e conta pra nós o que e porque fez este investimento. Além de energia solar fotovoltaica, ele investiu em aquecimento solar, reuso de água da chuva e automação residencial. Veja aqui o que ele falou.

O GRUPOFOR se orgulha de fazer parte desta estatística, como pioneiro na região norte catarinense e sul paranaense com diversos projetos. Confira nosso PORTFÓLIO.

A Casa Solar Automatizada

Em contra partida ao aumento do consumo energético, novas tecnologias também surgem para melhorar a eficiência dos equipamentos elétricos, como por exemplo, as lâmpadas LED (Light emitter diode) que chegam a ser até 50% mais eficazes às ainda denominadas lâmpadas “econômicas” ou “compactas”.

Outro mercado em expansão é o da Automação Residencial ou IoT (Internet of Things), onde, diante da gestão do consumo em tempo real através de hardwares, softwares específicos e linhas de programação, deixam sua casa inteligente e melhoram assim o seu gerenciamento de recursos energéticos.

Essas ações podem ser feitas através da consciência dos consumidores ou com interferência direta. Com a instalação de um equipamento, é possível controlar e gerenciar as cargas das residências, trazendo conforto, segurança e economia aos moradores.

Existem hoje opções com ótimo custo benefício para você automatizar a sua casa sozinho. Com equipamentos plug and play e acesso a internet, com uma configuração de 5 minutos você já poderá controlar seus equipamentos de áudio e vídeo e iluminação pelo seu smartphone. Na nossa loja você encontra esta ótima opção.

Esteja preparado, pois a casa do futuro será conectada e transmitirá dados em tempo real, produzirá sua própria energia e se auto gerenciará para um melhor aproveitamento de todos seus recursos energéticos.

Você pode ter tudo isso agora, o GRUPOFOR oferece estas tecnologias e ainda muito mais para você, solicite um orçamento.

2 comentários em “Casa solar – A casa do futuro

    1. Verdade, quem nunca sonhou em ter uma casa assim? O legal é que esta tecnologia já vem deixando de ser do futuro para se tornar do presente. Um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *