Como um coletor de água da chuva pode ajudar na economia

Como o coletor de água da chuva pode ajudar na economia

Publicado em Postado em Reúso de Água da Chuva

Cada vez mais proprietários de residências, comércios e empresas optam por sistemas sustentáveis.

Essa opção se dá pela conscientização de que o planeta precisa de ajuda e também como excelente fonte de economia.

Hoje já estão disponíveis para a população algumas alternativas para reduzir o consumo e economizar na conta de energia elétrica e de água, uma delas é o coletor de água da chuva.

Continue lendo nosso post e saiba como um coletor de água da chuva pode ajudar na economia.

O que é um coletor da água de chuva?

O processo de captação de água da chuva acontece por meio da instalação de um coletor, conhecido também como cisterna.

Dessa forma, o coletor de água da chuva nada mais é do que uma espécie de reservatório, que capta, armazena e posteriormente distribui a água coletada.

Ele é de fácil instalação e é um investimento de baixo custo, além disso, tem um retorno em curto espaço de tempo.

Economizando com um coletor de água da chuva

A água da chuva pode ser usada para vários fins e tanto pode ser coletada no âmbito residencial, como comercial, ou ainda industrial.

No coletor existe um filtro que impede que folhas e galhos entrem no interior do reservatório, bem como outras sujeiras.

Dessa forma ela pode ser usada para:

Lavação de calçadas

Você sabia que uma torneira ou mangueira ligada por quinze minutos gasta em média 270 litros de água?

Imagine então, a quantidade de líquido que é usada para a limpeza da sua calçada, por exemplo. Toda essa lavação pode ser feita com a água captada da chuva.

Serão litros economizados, além de uma significativa redução no valor da conta todo mês.

Lavação de carro

Man's hand is cleaning and waxing the car

Quanto tempo se leva para lavar um carro? Partindo do exemplo da lavação das calçadas, a água coletada da chuva também pode ser usada para lavar o seu carro.

O mesmo vale para as lavações profissionais de automóveis. Imagina o quanto a conta de água representa pro seu negócio e o quanto você pode economizar instalando um coletor de água de chuva.

Construção e obras

Em obras da construção civil, uma grande quantidade de água também é usada e pode ser economizada com a instalação de um coletor de água da chuva.

O líquido coletado pode ser usado tanto na preparação das massas, como para assentar poeiras e limpeza dos ambientes.

A água coletada ainda pode ser usada para a descarga nos banheiros dos funcionários da obra, o que, no final de cada mês, também representa uma grande economia de líquido e de dinheiro.

Limpeza em geral

Composition of cleaning objects

Diariamente gasta-se uma grande quantidade de água para os serviços de limpeza em geral, em todos os lugares, como em residências, escritórios, shoppings e comércios de forma geral.

A instalação de um coletor de água de chuva é uma alternativa inteligente e barata para que se possa reutilizar a água captada para esses fins.

Irrigação

A irrigação também é um outro grande consumidor de água de forma geral.

E a água da chuva pode ser usada para regar o jardim de uma residência e também para as grandes áreas de uma horta orgânica, por exemplo.

Como se pôde observar a água da chuva pode ser usada de várias maneiras e o seu uso contribuirá de forma eficiente para a sustentabilidade do planeta e na economia do seu dinheiro.

Para finalizar lembramos que um sistema sustentável eficiente precisa ser economicamente viável, ambientalmente correto e socialmente justo e um coletor de água de chuva cumpre certamente o seu papel de forma eficaz.

Agora que você sabe que um coletor pode ajudar na economia, convidamos você para saber mais sobre o reúso da água da chuva, lendo nosso ebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *