como automatizar a casa confira 9 maneiras

Como automatizar a casa: confira 9 maneiras!

Publicado em Postado em Automação Residencial

Muitas pessoas pensam que a automação residencial é ficção científica ou possibilidade apenas para aqueles que possuem muito dinheiro.

A tecnologia permite, nos dias atuais, o acesso à ferramentas incríveis de automação residencial e, o que é melhor, os preços são viáveis e o custo x benefício é convidativo.

Acionamentos automáticos e programáveis, ou ainda o monitoramento dos ambientes, garantindo segurança e conforto, já são realidades a disposição do mercado.

Nesse post, vamos mostrar como automatizar a casa, apresentando 9 maneiras para isso. Confira!

Como automatizar a casa?

Automação é um sistema onde os processos operacionais são controlados e executados por meio de dispositivos mecânicos ou eletrônicos, substituindo o trabalho humano.

Portanto, através de programações em dispositivos automáticos, é possível estabelecer regras e uma série de atividades dentro da sua casa, que acontecerão de forma automática no momento adequado.

Além disso, permite que por meio de acesso remoto determinadas ações sejam tomadas.

Vejamos algumas maneiras em implantar as tecnologias e como automatizar a casa:

1 – Monitoramento e abertura de portas e janelas

Smart home concept with room design

A automação residencial permite que se reconheça instantaneamente qualquer movimento ocorrido em portas e janelas dentro da residência, por meio de uma central wireless.

Além disso, esse monitoramento possui acesso remoto e pode ser controlado de qualquer lugar que tenha acesso à internet.

Ele pode ainda ser acompanhado por outros dispositivos, como sensores de movimento, alarmes e câmeras.

Serve tanto para a segurança contra furtos, como também para monitorar horários em que pessoas entraram ou saíram da sua casa, além, é claro, da verificação de movimento com relação às janelas.

2 – Sistema de alarme integrado a abertura de portas e janelas

Outra opção é o sistema de alarme integrado automatizado que pode ser instalado em conjunto com o monitoramento na abertura de portas e janelas.

Isso significa que se uma porta ou janela for aberta, o alarme dispara e uma mensagem é enviada para seu smartphone.

Além disso, é possível disparar uma sirene, abrir as cortinas, ou acender todas as luzes da casa, criando um cenário de pânico para o invasor.

3 – Automatização das lâmpadas

Spacious hall with a big couch

Através do smartphone, você poderá ligar e desligar as lâmpadas e refletores. Sem dúvida, o sonho daqueles que se perguntam como automatizar a casa e economizar energia.

Modernos interruptores touch screen em vidro temperado podem substituir os comuns.

Possuem sensores ao toque e controlam até 3 circuitos de iluminação manualmente, ou ainda remotamente através do smartphone.

4 – Cenários de iluminação

Muito procurado no mercado, permite o controle de diversos cenários em termos de iluminação, proporcionando ao ambiente a condição ideal para o momento e situação.

Num mesmo ambiente é possível criar um cenário para uma leitura tranquila, ou ainda um clima especial para um cinema em casa e até mesmo uma iluminação especial para uma festa. Tudo controlado a partir seu smartphone.

5 – Abertura e fechamento de cortinas e persianas

A automação permite a possibilidade de abrir e fechar todas as cortinas e persianas de forma automatizada a partir de um lugar distante, de um agendamento ou através de sensores de ambiente.

Sua utilização visa possibilitar a entrada de raios solares na área interna da residência, oportunizando uma iluminação natural e possibilitando o conforto térmico e visual do ambiente.

6 – Aparelhos eletrônicos

Imagine todos os controles dos aparelhos de som, TV, home theater, caixas acústicas, sendo controlados a partir de um smartphone, de qualquer lugar do mundo?

Isso também já é realidade na automação de sua residência, inclusive controlando TV’s por assinatura e vídeo games. Está aí uma maneira em como automatizar a casa e fazer os seus eletroeletrônicos trabalharem para você.

É possível agendar para que sua TV ligue automaticamente no seu canal favorito sempre que chegar em casa, ou que sua música preferida toque no seu som ambiente toda dia pela manhã.

7 – Controle de acesso

A segurança do lar também faz parte do monitoramento dos ambientes, uma vez que é possível a abertura de portas remotamente pelo smartphone.

Libere acesso remoto para uma pessoa mesmo estando distante do imóvel. Ótimo para situações de viagem ou trabalho, onde você não quer deixar a cópia das chaves com terceiros.

8 – Acionamento e monitoramento de eletrodomésticos

Tomadas inteligentes, que se comunicam com seu celular, permitem que eletrodomésticos sejam ligados e desligados remotamente e, mais do que isso, é possível acompanhar o consumo de energia elétrica.

9 – Monitorar a qualidade do ambiente

Para finalizarmos, é possível também a realização do monitoramento e qualidade dos ambientes em sua casa. Pode-se verificar como está a qualidade do ar, umidade, luminosidade, temperatura e ruídos.

Você pode ter essas informações remotamente e tomar as providências para corrigir eventuais problemas.

Como se observa, as possibilidades em como automatizar a casa são muitas, proporcionando segurança, conforto e qualidade de vida aos proprietários e moradores.

A vida agitada e a correria tem a automação como aliada, onde mesmo à distância, é possível monitorar e tomar providências imediatamente nos casos em que são necessários.

O futuro chegou e serviços que antes eram considerados sonhos de consumo, hoje são reais e estão disponíveis.

Agora que você já sabe que é possível estar distante e, ao mesmo tempo estar presente em sua casa, não deixe de baixar e ler nosso ebook sobre: Automação Residencial: guia completo da casa inteligente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *