casa automatizada

Entenda como uma casa automatizada economiza energia

Publicado em Postado em Automação Residencial

Dentro de todo orçamento doméstico, uma parte dos valores é destinada para as contas básicas, dentro dessas despesas está a conta de energia elétrica que tem grande representatividade.

Muito comenta-se que o valor pago de energia elétrica mensalmente gera grande impacto no orçamento doméstico e muitas famílias buscam alternativas para diminuir esses valores.

Modernidade e tecnologia proporcionam oportunidades para se criar meios de economizar energia elétrica, como é o caso da casa inteligente.

Equipamentos modernos podem ser instalados para ajudar no consumo equilibrado de energia elétrica e, além disso, contribuir com a sustentabilidade.

Nesse post vamos mostrar como a casa inteligente colabora para isso, continue lendo!

Por que uma casa automatizada economiza energia elétrica?

A automação residencial traz vários benefícios e um dos mais relevantes é a economia de energia elétrica e de dinheiro que ela gera.

Um sistema de automação pode reduzir o consumo de energia elétrica de uma residência em até 30%, segundo dados de especialistas.

Isso é possível devido a vários fatores, um deles é pelo fato de acontecer de luzes ficarem acesas durante toda a noite em residência sem seus proprietários perceberem, bem como eletrodomésticos.

Com o sistema de automação é possível que os moradores programem os dispositivos inteligentes instalados na casa para funcionarem apenas quando desejado.

Além disso, muitas famílias têm o hábito de viajar e deixar luzes acesas durante todo o período de ausência como prevenção.

São dias e noites inteiras com a luz acesa constantemente e de forma desnecessária, gerando gastos de energia e aumentando o valor da conta mensal.

Em uma casa automatizada não é mais necessário deixar a energia ligada em períodos de viagem.

Com os Interruptores Touchscreen Broadlink TC2, por exemplo, é possível agendar para que a luz da casa ligue e desligue de forma automática durante o período de viagem.

É possível também programar para desligar todas as luzes e eletrônicos ao sair de casa, evitando que qualquer lâmpada ou equipamento fique ligado desnecessariamente.

Loja GRUPOFOR - Interruptor Touchscreen Broadlink TC2 - 2 teclas - 220V/110V

Uso da energia elétrica sem desperdício

Outro ponto importante em relação à economia de energia elétrica é que é possível instalar sensores de movimento que captam a presença.

Esse sistema permite que a luz permaneça acesa somente enquanto estiver alguém no local, o que faz com que não haja luzes acesas indevidamente em qualquer cômodo da casa.

Um outro recurso que pode-se usufruir com uma casa automatizada são as tomadas inteligentes e com elas é possível programar para ligar ou desligar um aparelho em determinada hora do dia.

Essas tomadas possuem a função “auto salvar”.

Também vale lembrar que elas desligam quando detectam que estão alimentando uma carga em standby, o que é uma excelente forma de economizar energia elétrica

Outros fatores para a economia de energia elétrica

demo 24

A economia de energia elétrica proporcionada por uma casa automatizada vai além do simples controle de luz.

Com ela é possível desligar todos os aparelhos de forma integrada, não acontecendo mais, por exemplo, o esquecimento da TV ligada durante a noite, saídas do ambiente e por horas o ar condicionado ficar ligado em um ambiente, etc.

Com uma casa automatizada é possível economizar energia elétrica tanto a partir da iluminação, como no uso dos eletrônicos em geral. Tudo de forma integrada.

Essa integração proporciona mais conforto, maior segurança e mais economia a toda família.

Agora que você entendeu como uma casa automatizada pode ajudar na economia da energia elétrica e no seu orçamento, que tal baixar nosso ebook sobre Automação Residencial: guia completo da casa inteligente?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *