Blog GRUPOFOR - Como funciona o aquecedor solar de tubo à vácuo

Como funciona o Aquecedor Solar de tubo à vácuo

Publicado em Posted in Energia Solar

Confira aqui as principais características do Aquecedor Solar de tubo à vácuo.

O uso da energia solar como aquecedor solar tem como principal finalidade reduzir os custos referentes à utilização de sistemas convencionais como o elétrico e o gás.

No Brasil cujo clima predominante é o tropical, a incidência solar anual gira em torno de 2.000 a 2.500 horas (aprox. 6 a 7 horas diárias de insolação) variável de acordo com a região.

O aproveitamento desta energia é extremamente viável.

Aquecedor solar de tubo à vácuo – O que é, e onde posso utilizar?

Aquecedor solar com tubos à vácuo GRUPOFOR

Os tubos à vácuo possuem eficiência acima de 90%, ou seja, conseguem absorver quase toda a radiação solar térmica e transferi-la para a água. Essa energia absorvida é armazenada em um reservatório térmico, conhecido também como boiler.

A quantidade de tubos vai depender da quantidade de água que você pretende esquentar e armazenar, outro fator importante é a orientação e inclinação do telhado onde o sistema irá ser instalado.

Em sistemas onde os tubos estão diretamente acoplados no boiler, a grande maioria dos fabricantes trabalha com 1 tubo para cada 10 litros de água armazenada, ou seja, um boiler de 200 litros possuirá 20 tubos acoplados.

O vácuo é um excelente isolante térmico. Como a água está circulando entre os tubos e o reservatório térmico, as perdas de temperatura são muito pequenas, e o clima externo exerce pouquíssima interferência no processo, funcionando tanto no verão como no inverno.

É possível utilizar os aquecedores solares de tubo à vácuo tanto para aquecimento de água para uso doméstico em banho e torneiras, como piscinas. Também pode ser usado para processos industriais ou para aquecimento de ambiente, com o uso de radiadores e dissipadores de calor.

VEJA ALGUMAS APLICAÇÕES.

Como funciona o Aquecedor Solar?

Como funciona o aquecedor solar

A radiação solar atravessa o vácuo e aquece a água dentro dos tubos, como a água quente é mais leve que a água fria, isto provoca uma circulação natural dentro do sistema.

O vácuo não deixa o calor escapar para fora dos tubos, e o isolamento térmico do boiler mantém o calor da água acumulada.

Essa circulação se dará até a água entrar em equilíbrio térmico, aquecendo todo o volume disponível por completo.

Enquanto existir luz solar existirá circulação e transferência de calor entre os tubos e a água. Ao pôr do sol, esta água quente ficará armazenada no boiler, esperando o seu consumo.

É importante o correto dimensionamento do tamanho do boiler e do sistema como um todo para garantir que água atingirá a temperatura desejada apenas com o sol, sem necessidade de apoio elétrico constante, e que a água armazenada seja suficiente para o uso diário dos moradores da casa.

 

Tabela de consumo diário de água em uma edificação por pessoa
Tabela de consumo diário de água por pessoa em uma edificação.

O que acontece com o Aquecedor Solar se chover por muitos dias seguidos e não tiver sol?

Controle de temperatura de um aquecedor solar marcando 65 graus Celsius

Em dias chuvosos o sistema funciona, porém, não consegue produzir a mesma quantidade de energia do que em dias ensolarados. Se a temperatura da água não puder ser elevada naturalmente, o sistema deverá possuir uma resistência elétrica de apoio dentro do boiler, que garantirá que a água chegue à temperatura pré definida.

Os coletores solares mais modernos possuem um controlador digital capaz de gerenciar a temperatura de maneira muito inteligente, aproveitando ao máximo a eficiência do sistema.

O controlador digital compara a temperatura definida com a temperatura dentro do boiler em horários programados de acordo com a rotina do consumidor, se a água não atingiu os valores desejados, a resistência de apoio é ligada para forçar que a temperatura seja alcançada, apenas naqueles horários, poupando energia elétrica.

Outro controle interessante é o de entrada de água fria no boiler. Diferentemente de sistemas menos inteligentes, a entrada de água é feita apenas depois que todos os usuários já tomaram banho, ou de acordo com a rotina e desejo do usuário. Isso impede que, à medida que a água quente seja consumida, entre automaticamente água fria no boiler, esfriando a água já armazenada.

Qual a vida útil do Aquecedor Solar e dos tubos?

Aquecedor solar à vácuo GRUPOFOR, instalado no telhado em frente à piscina

O Aquecedor Solar tem garantia de 5 anos, mas duram muito mais, podendo chegar até a 15 anos, se respeitada sua manutenção periódica. É importante uma limpeza dos tubos periodicamente, bem como o esgotamento e limpeza do boiler pelo menos 1 vez ao ano.

Se um tubo perder o seu vácuo, automaticamente perde a eficácia, e deve ser descartado e substituído por outro. É possível verificar a perda do vácuo quando a pintura metálica na parte inferior do tubo fica transparente ou esbranquiçada.

Os tubos e demais materiais suportam granizos de até 3cm, maresia e cargas de vento, além de não permitirem o congelamento da água no inverno rigoroso. Seu formato arredondado diminui a quebra por granizo e absorvem a radiação de maneira mais eficiente.

Um mau projeto ou má instalação irá comprometer todo o investimento.

Para a garantia cobrir qualquer problema, é importante que o sistema seja instalado por empresa especializada, seguindo alguns padrões e normas nacionais.

QUERO FAZER COM O GRUPOFOR!

Quanto custa o Aquecedor Solar de tubo à vácuo?

O aquecedor solar com tubos à vácuo é um pouco mais caro que os sistemas tradicionais, porém ocupam menos espaço e são muito mais eficientes.

Um sistema acoplado de 200 litros com 20 tubos está custando em média de R$4000,00 à R$4500,00 instalado, e produz em média 230kWh/mês de energia.

QUERO RECEBER UM ORÇAMENTO

Quais são os benefícios do Aquecedor Solar de tubo à vácuo?

Mão segurando um planeta verde com painel solar e energia renovável

Economia de energia de até 70%;

Valorização do imóvel em até 15%;

Reduz o impacto ao meio ambiente;

Não congela e é muito mais eficiente que os coletores de placa plana;

Funciona o ano todo, mesmo nos invernos mais rigorosos.

Calcule sua pegada de carbono no planeta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *