Indústria Mecânica Knapik - Energia Solar Fotovoltaica

Energia Solar Fotovoltaica – Opinião do cliente

Publicado em Postado em Energia Solar Fotovoltaica

Hoje convidamos um de nossos clientes, Gilberto Knapik, sócio da Indústria Mecânica Knapik, para falar um pouco sobre a experiência de colocar energia solar fotovoltaica na sua indústria e como ela trouxe rendimento e competitividade para o seu negócio.

A Indústria Mecânica Knapik, localizada em Porto União (SC), fabrica e comercializa máquinas agrícolas e peças destinadas à Agricultura Familiar. Desde 1997 proporciona tecnologia de ponta em pulverização e plantio para as pequenas propriedades rurais da região, através de seus maquinários.

A indústria fez sua primeira instalação de Energia Solar Fotovoltaica no ano de 2016, quando a energia solar ainda era apenas para os visionários. Instalaram um sistema com 60 painéis fotovoltaicos, no ano seguinte adicionaram mais 16, e no ano passado a indústria resolveu ampliar novamente, instalando mais 114 painéis. Agora toda a energia gerada pelo sol representa aproximadamente 75% do seu consumo.

1.Por que a Indústria Mecânica Knapik decidiu investir em energia solar, sendo a primeira empresa de Porto União a acreditar nesta tecnologia em 2016?

A primeira ideia era viabilizar a questão do custo. Acompanhávamos a nível mundial, através da internet, a expansão da energia solar na Europa, e também em países da América Latina.

Na época realizamos um bom negócio, uma grande venda de máquinas e com isso surgiu a oportunidade. Resolvemos que era o momento de investir em energia solar.

Analisamos várias possibilidades para investir o dinheiro que tínhamos lucrado com aquela negociação: poderíamos ter comprado uma caminhonete nova para empresa, mas com o tempo ela iria desvalorizar. Já, a energia solar, por outro lado, com o tempo iria rendendo. Baseados nisto, resolvemos fazer o investimento.

Vista aérea da Indústria Mecânica Knapik após a ampliação – 190 painéis fotovoltaicos.
2. Agora em 2019, vocês consideram que os resultados estão dentro das expectativas?

A gente fez um sistema inicial que atendia parte de nossa demanda [25% da demanda atual], mas à medida que a empresa foi crescendo, colocamos mais maquinário e com isso aumentou nosso padrão de consumo de energia. Nosso sistema continuava gerando, mas já não era o suficiente para nossa demanda.

Com a ajuda do GRUPOFOR, começamos a analisar a possibilidade de ampliar o sistema. Vimos que as placas novas tinham tecnologia melhor, mais potência e estavam com um preço mais acessível.

Percebemos que seria vantajoso fazer o investimento, fizemos cálculos, analisamos custos, o tempo de retorno para que o sistema de pagasse.

Como a geração de energia ocorre durante o dia, e nosso pico de consumo também é durante o dia, isto também favoreceu para decidirmos ampliar o sistema [75% da demanda].

Nós acreditamos na energia solar e na sua rentabilidade, por isso optamos por investir.
3. O que motivou a empresa a ampliar o sistema agora, chegando ao total de 190 placas fotovoltaicas?

Hoje é muito difícil encontrar um investimento que lhe dê retorno. Isso foi um ponto crucial para nós, pelos nossos cálculos o investimento feito na ampliação do sistema irá se pagar entre 7 e 8 anos, e depois disso passa a ser lucro. Esta foi uma das grandes razões para fazermos o investimento.

Nós acreditamos na energia solar e na sua rentabilidade, por isso optamos por investir nela. Em 2016, quando instalamos o primeiro sistema, fomos pioneiros na cidade, e vimos os benefícios, e por isso investimos de volta. Não temos medo de errar, queremos fazer a diferença.

Fazer investimentos que gerem economia dentro das receitas, pode ser o grande diferencial que permita manter seu negócio “vivo” no mercado.

4. O que você diria para quem está interessado em investir em energia solar? Vale a pena?

Quem está na dúvida sobre investir em energia solar, precisa fazer um bom orçamento, não pode cair na comodidade de dizer NÃO, sem fazer uma boa análise. É interessante, trazer as contas para mesa, fazer um levantamento e analisar o que você quer para o futuro.

Hoje, na dúvida as pessoas sempre dizem não, mas você não irá obter resultados diferentes fazendo as mesmas coisas. É interessante você pegar suas despesas com energia, as propostas tecnológicas para geração de energia, considerar os débitos e créditos, o fator tempo, e analisar junto com um bom orçamento.

Assim como para mim foi um bom negócio investir em energia solar, de repente, pode ser que seja vantajoso para você. É claro que existem casos, em que pode ser que não seja viável. Mas é necessário colocar tudo na mesa e avaliar primeiro, antes de dizer não.

Um fator que nos chamou muita atenção, foi a transparência do GRUPOFOR, desde as propostas, a empresa nos apresentou não apenas as vantagens. mas também os limites do sistema.
5. A empresa GRUPOFOR, assim como a Knapik, também é a pioneira na implantação desta tecnologia em toda região. Como foi a experiência de contar com os serviços da GRUPOFOR, e por que vocês confiaram novamente nela para a ampliação?

Quando fizemos o primeiro sistema de energia solar fotovoltaica, não tínhamos outra opção, o GRUPOFOR era única empresa da cidade que trabalha com energia solar. Através dos trabalhos que vocês tinham iniciado na região, ficamos sabendo que vocês trabalhavam com energia solar. E como já acompanhávamos através da TV e internet o desenvolvimento da energia solar, chamamos o GRUPOFOR para fazer um orçamento.

Até conversamos com algumas empresas de fora, mas o fato do GRUPOFOR ser uma empresa daqui, de dentro da cidade, foi um fator que contou como um ponto a mais para escolhermos vocês. Conversando com o pessoal da cidade, percebemos que vocês tinham o conhecimento necessário.

Na época, o investimento foi algo em torno de R$140.000,00, o que não é “dinheiro avulso”, não podíamos desperdiçar este dinheiro. Um fator que nos chamou muita atenção, foi a transparência do GRUPOFOR, desde as propostas, a empresa nos apresentou não apenas as vantagens, mas também os limites do sistema. Isto foi um ponto que valorizamos muito, pois possibilitou que avaliássemos tudo, não apenas os benefícios, mas as limitações e riscos do projeto, nos trazendo confiança para fechar o negócio.

Depois, quando resolvemos ampliar o sistema, já tínhamos um histórico de relacionamento com o GRUPOFOR, já tínhamos confiança e proximidade com a empresa. Se um dia, por acaso, quisermos fazer uma melhoria, solicitar uma garantia, ou tivermos algum problema, sabemos que podemos acioná-los. Assim tudo fica mais fácil.

Estamos sendo bem atendidos pelo GRUPOFOR, acreditamos que não teria porque abrir mão de trabalhar com eles. Não podemos olhar apenas para alguns reais a mais ou a menos, precisamos olhar para frente, e pensar nos benefícios e nas eventualidades futuras.

Assista ao vídeo onde o Gilberto Knapik mostra o sistema de Energia Solar.
E você?

Se você, assim como o Gilberto tem interesse em Energia Solar Fotovoltaica, entre em contato conosco, solicite um orçamento. Não desista do seu investimento solar antes de analisar um bom orçamento e estudá-lo junto com suas despesas.

Somos o GRUPOFOR, uma empresa fundada em 2014, pioneiros em soluções sustentáveis e inteligentes em toda região e fazemos nosso trabalho com muito comprometimento e profissionalismo. Ajudamos pessoas, empresas e indústrias a economizar através de recursos naturais.

Nossa missão é ajudar você, entregando soluções sob medida com alta performance e qualidade. Entender exatamente seu problema é o nosso diferencial para propor uma solução única e diferenciada que traga os resultados esperados e supere suas expectativas. Este é o nosso propósito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *