Energia solar fotovoltaica: ongrid vs offgrid

Energia Solar Fotovoltaica: ON GRID x OFF GRID

Publicado em Posted in Energia Solar

Saiba como funcionam os dois principais tipos de sistemas para geração de energia solar fotovoltaica, o Sistema ON-GRID e o Sistema OFF-GRID.

Este artigo apresenta as principais diferenças técnicas, custos e aplicações.

Sistema fotovoltaico ON GRID

Sistema Fotovoltaico ON GRID
Sistema Fotovoltaico ON GRID

O sistema ON GRID é ligado em paralelo com a rede de distribuição de energia elétrica local, por exemplo a COPEL no PR e a CELESC em SC.

Toda a energia produzida pelos painéis solares e que não seja consumida instantaneamente pelas cargas da sua casa/empresa/indústria é injetada na rede elétrica da concessionária de energia.

A energia solar fotovoltaica que é injetada na rede de distribuição gera um crédito de energia, que poderá ser utilizado a noite ou em dias em que a geração é baixa, como no inverno ou em dias chuvosos.

Os créditos de energia são contabilizados em kWh, e cada crédito vale por 5 anos.

Essa contabilização é automática, antes da ligação das usinas fotovoltaicas, as concessionárias de energia trocam o medidor unidirecional por um medidor bidirecional.

O medidor bidirecional fará duas leituras, uma leitura da energia que é injetada na rede elétrica (código 103) e uma leitura da energia que foi consumida da rede (código 003).

Na conta de energia elétrica será apresentada a leitura da energia consumida e a leitura da energia injetada.

 

Quanto custa um sistema de energia solar fotovoltaica ON GRID?

Este tipo de sistema hoje representa o melhor custo benefício.

Por exemplo, um sistema de energia solar fotovoltaica residencial de 3200Wp de potência instalada (10 painéis de 320Wp) instalado na cidade de Curitiba – PR, leva em média de 6 anos para se recuperar o investimento.

O sistema possui uma vida útil média de 25 anos.

Com a economia mensal gerada, é possível pagar o investimento e economizar muito dinheiro.

 

Aplicações de sistemas ON GRID

São indicados para todos os tipos de consumidores: residências, comércios, indústrias e produtores rurais.

Sistema Fotovoltaico OFF GRID

Sistema Fotovoltaico OFF GRID
Sistema Fotovoltaico OFF GRID

O sistema de energia solar fotovoltaica OFF-GRID é aquele que ao invés de utilizar a rede de distribuição elétrica local, utiliza baterias para o armazenamento da energia que é gerada pelos painéis.

Durante o dia, os painéis irão carregar as baterias. Após o armazenamento a energia estará pronta para ser utilizada.

É mais indicado para lugares remotos, onde não existe a rede elétrica por perto, pois as baterias acabam tornando o sistema mais caro.

As baterias mais utilizadas hoje (estacionárias), possuem uma vida útil média de cinco anos.

Já é possível encontrar no Brasil as baterias de íon de lítio.

Considerada a bateria mais eficiente do mercado atualmente, possuem um ciclo de vida muito maior, chegando a 30 anos, porém, são ainda mais caras que as convencionais.

É importante comentar que provavelmente o uso de baterias torne-se popular em um futuro próximo, ao passo que seu preço diminua.

 

Quanto custa um sistema de energia solar fotovoltaica OFF GRID?

Apresenta um alto custo. A necessidade de diversas baterias encarecem consideravelmente o sistema.

Um sistema sem baterias On Grid representa aproximadamente metade do valor de um sistema Off Grid com baterias.

Devido à baixa vida útil das baterias, será necessário troca-las constantemente, aumentando assim o tempo de retorno do investimento.

 

Aplicações de sistema OFF GRID

É recomendado para alimentar cargas de baixa potência, que possuam pouco uso diário. Por exemplo, iluminação de emergência.

Outras utilizações: câmeras, antenas de internet, carregadores de celular, carregadores de notebook, iluminação de placas comerciais ou outdoor.

 

Deseja uma cotação para o seu sistema: Solicite um orçamento sem compromisso.

Gostou deste artigo? Deixe seu comentário.

Compartilhe o post para que mais pessoas possam tirar suas dúvidas!

2 comentários em “Energia Solar Fotovoltaica: ON GRID x OFF GRID

  1. Sou grande defensor do sistema OFF-GRID, semiautônomo, COM armazenamento local de energia. O desequilíbrio de contabilidade dado pela alta tributação e taxas embutidas no kWh consumido da rede elétrica local faz valer a pena o investimento em baterias (uso agora as tracionárias, com vida útil de pelo menos 6 anos). De brinde você ainda ganha um “No-break”, ou um sistema UPS para as cargas essenciais de sua casa. Coisa que se torna ainda mais importante numa empresa.

    1. Obrigado pelo comentário Marcos. Com certeza a próxima geração de geradores fotovoltaicos será a dos sistemas híbridos, com armazenamento de energia. Aos poucos, os consumidores poderão cada vez mais ir se desconectando da rede e se tornando auto suficientes. Basta a tecnologia de armazenamento ficar com preço competitivo e com durabilidade estendida. Um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *