central de automação

Como escolher uma central de automação?

Publicado em Postado em Automação Residencial

Na área de Tecnologia da Informação, o servidor é fundamental para uma rede de computadores. Para as casas inteligentes, a central de automação tem a mesma importância.

A automação residencial precisa de um equipamento central que coordene todos os outros aparelhos ligados a ele em uma casa, escritório ou empresa.

Toda a programação de eventos, como ligar ou desligar equipamentos, aumentar temperaturas e enviar mensagens, está diretamente ligada a central, que registra, monitora e envia comandos para os aparelhos eletrônicos.

É através dessa central que sua casa conecta-se ao mundo através da internet e recebe comandos que são repassados aos equipamentos envolvidos na atividade que se deseja realizar, como, por exemplo, abrir uma cortina.

Nesse post vamos mostrar como escolher uma central de automação. Continue lendo e confira!

Itens fundamentais na escolha de uma central de automação

A automação residencial já é uma realidade em milhares de residências, escritórios, lojas, empresas e indústrias de todo o Brasil.

No entanto, alguns cuidados na contratação de uma solução de automação precisam ser tomados para que tudo corra bem e funcione da maneira adequada.

A central é o coração dessa tecnologia e as seguintes averiguações precisam ser feitas antes da sua aquisição:

Alcance da central de automação

A central de automação precisa ter um alcance que possibilite que todos os cômodos da casa, bem como a área externa possa ser conectada e receba informações e comandos.

Problemas como “dispositivo fora de alcance” são verificados, na maioria das vezes, somente na hora da instalação, criando desgastes e contratempos que envolvem devolução, trocas de mercadorias e, por vezes, mais custos.

É necessário que a central de automação tenha capacidade de alcançar todos os equipamentos instalados em qualquer ponto do imóvel, inclusive, as câmeras que estejam ligadas na garagem, entrada e em locais de difícil acesso.

Infravermelho

A comunicação de dados entre a central de automação e os equipamentos precisa ser realizada sem a utilização de cabos.

A utilização da tecnologia de comunicação por infravermelho é a mesma utilizada nos controles remotos que, se sabe, funciona com muita qualidade. 

O ideal é que a central também utilize o infravermelho, permitindo a troca de informações de forma online e em tempo real com quaisquer dispositivos instalados.

Agendamento de eventos

A central precisa permitir que agendamentos de eventos possam ser realizados de qualquer lugar e em qualquer horário.

Os planos mudam no decorrer do dia e os eventos também precisam se enquadrar a uma nova realidade.

O agendamento remoto permite ainda uma maior segurança nos períodos em que ninguém está no ambiente e até mesmo nas férias.

Ele possibilita mudanças no ambiente, simulando a presença de pessoas e de movimentação no imóvel.

Controle por gestos

A central de automação deve ter a capacidade de receber comandos realizados por gestos.

Deve, a partir de alguma gesticulação, acender luzes, ligar ou desligar equipamentos e atender às inúmeras funções programadas por aqueles que residem ou utilizam determinado ambiente.

Interface customizável

Num mesmo ambiente convivem pessoas de diversas idades, culturas e conhecimento diferente sobre tecnologia.

Uma central de automação precisa atender a todos os públicos e permitir que os comandos e comunicação com o usuário tenha uma interface customizável.

Ou seja, que possa se adequar às necessidades e capacidade de cada usuário, de acordo com o desejo e necessidade de cada um.

Acesso remoto pelo celular

Necessariamente, a central de automação precisa oferecer acesso remoto, ou seja, acesso de qualquer lugar do mundo desde que integrado a internet.

O monitoramento, a visualização e, o mais importante, as mudanças de programação precisam estar disponíveis a qualquer momento.

App gratuito em português

O aplicativo deve ser de fácil utilização e, preferencialmente, em português para que o usuário possa navegar e fazer as mudanças que necessita.

O App é o programa que fica instalado no seu celular e que lhe dá acesso à central de automação, é através dele que tudo acontece nos processos de alterações e mudanças de programação.

Adquirindo a central de automação

A compra de uma central de automação vai proporcionar muito conforto, tranquilidade e segurança à sua família.

Mas, tenha cuidado com a solução a ser adquirida. 

Ela precisa atender a todos os itens aqui apresentados e, preferencialmente, deve ser comercializada por empresas de renome e conhecidas que podem oferecer todo o suporte e garantia.

O GRUPOFOR é sinônimo de tranquilidade e capacidade técnica profissional. 

Visite nosso site e adquira o que existe de melhor em central de automação no Brasil, os equipamentos possuem 1 ano de garantia e pronta entrega para qualquer lugar do país!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *