6 maneiras de fazer reúso de água em casa

6 maneiras de fazer reúso da água em casa

Publicado em Postado em Reúso de Água da Chuva

O planeta enfrenta sérios problemas com o desperdício da água e com a destruição das fontes do mais precioso líquido da humanidade.

Assuntos envolvendo preservação do meio ambiente, já fazem parte da educação formal básica e têm sido tema de discussão entre autoridades, inclusive, é uma grande preocupação por parte das potências mundiais.

É importante que esses assuntos tenham mais do que uma abordagem teórica e passem a fazer parte do cotidiano da população.

Para ajudar o meio ambiente, e ainda por cima gerar uma boa economia, o reúso da água em casa pode ser uma saída. Nesse post vamos apresentar 6 maneiras de fazer isso, continue lendo.

A água doce

A água doce é aquela que serve para o consumo humano, animal e vegetal, e sem ela não é possível a sobrevivência.

A água ocupa aproximadamente 70% do globo terrestre, no entanto, 97% dessa água é salgada.

Dos 3% da água doce, 2,5% está presa em geleiras, portanto, temos 0,5% desse precioso líquido disponível para o consumo.

O Brasil é um dos países privilegiados com relação à quantidade de água, mas é comum a mídia divulgar secas no país, especialmente em toda a região Nordeste, e ultimamente no estado de São Paulo, especialmente a capital e no Distrito Federal.

Economizar através do reúso da água

Muitos estão preocupados com atitudes cotidianas, onde a água é jogada fora sem qualquer responsabilidade.

Portanto, é necessário economizá-la, e existem muitas maneiras no reaproveitamento da água, que podem diminuir drasticamente o seu consumo e colaborar na preservação.

No entanto, é necessária uma mudança de hábitos e costumes, o que nem sempre é bem recebido pela população, uma vez, que água nunca foi problema até a alguns anos.

Apresentamos 6 maneiras que podem ser adotadas para o reúso da água em casa, vamos a elas:

1 – A água da lavadora de roupas

demo 24

Uma ótima opção para o reúso da água é aproveitar o descarte da lavadora de roupas, utilizando o líquido que está ensaboado para lavar calçadas, pisos e a parte externa da casa.

Algumas indústrias já desenvolveram modelos onde a própria máquina faz o reaproveitamento da água, não permitindo que ela corra pelos ralos.

No entanto, não é difícil segurar essa água num tanque, por exemplo, e depois com um balde dar um fim específico e econômico ao precioso líquido.

Além do tanque, já existem pequenas cisternas que podem ser instaladas ao lado da máquina de lavar, na própria lavanderia, destinando a água para lá.

2 – Reúso da água da preparação de alimentos

Outra maneira inteligente de utilizar a água é reaproveitá-la na preparação de alimentos.

A água que foi utilizada, por exemplo, para cozinhar cenouras, pode ser reaproveitada no cozimento de beterrabas.

É verdade que alguns cuidados precisam ser tomados, como não reutilizar a água da preparação de alguns produtos, como embutidos, pois, estes soltam substâncias que não são recomendáveis, mas em outros casos é altamente favorável sua reutilização.

3 – Instalação de equipamentos para reutilização da água de chuva

Muitas pessoas vêm implantando em suas casas e condomínios, e muitas empresas também adotam a instalação de equipamentos específicos para a captação da água da chuva e sua utilização.

A água da chuva é gratuita, no entanto, não pode ser utilizada sem um tratamento específico para consumo humano.

É sem dúvida uma excelente alternativa, pois, mesmo não tratada pode ser utilizada em alguns ambientes e para algumas necessidades.

4 – Uso da água da chuva para lavação de automóveis

Diferente do tratamento utilizado para a utilização como bebida, a água da chuva também precisa ser tratada para ser utilizada na lavação de automóveis.

Sem tantas exigências, mas de fundamental importância, para evitar riscos e problemas na pintura, a água da chuva deve ser tratada e utilizada para lavar ônibus, caminhões, automóveis e equipamentos que não necessitem de 100% de potabilidade.

5 – Água da chuva na irrigação

Excelente destino para a água da chuva, uma vez que não precisa de qualquer tratamento e certamente servirá tanto para as plantações, como para os pequenos vasos em nossas residências.

6 – Utilização para descargas de banheiros

Toilet with a flush. press and flush.

O reúso da água da chuva para as descargas dos banheiros também vem sendo muito utilizada em todo país.

Tal qual a situação na lavação de automóveis, a água precisará ser tratada de modo a não deixar manchas nas louças do banheiro.

Mas, sem dúvida é uma saída inteligente e de grande economia para o orçamento doméstico ou empresarial.

Definitivamente a reutilização da água da chuva precisa ser incorporada à cultura brasileira, pois, apesar de em muitos lugares do país a abundância ser a realidade, os problemas hídricos existem e a economia e bom uso irão ajudar.

A consciência e a maturidade, além de uma legislação adequada precisar proteger nossos mananciais e a população precisa se identificar com o reúso da água da chuva.

Se você gostou desse post, não deixe de ler nosso Guia Completo sobre o Uso Consciente da Água.

Um comentário em “6 maneiras de fazer reúso da água em casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *