Manutenção preventiva fotovoltaica – é necessária?

Publicado em Postado em Energia Solar Fotovoltaica

Muitos são os clientes que nos perguntam isso. Então, resolvemos fazer um post especial para abordar o assunto.

A manutenção preventiva tem um papel essencial para o bom desempenho de um sistema energia solar fotovoltaica ao longo do tempo. Vamos explicar como e porquê.

Mas antes, façamos uma breve comparação – você comprou um carro novo, em algum momento você já pensou que ele não precisaria de manutenção? Certamente que não, se você quer que seu carro tenha um bom desempenho, certamente você fará sempre que necessário a troca de óleo, troca das pastilhas dos freios, balanceamento, e assim por diante. Afinal, você quer garantir maior vida útil para seu veículo, além de um bom desempenho.

Bom, com um sistema de energia solar fotovoltaica, não é muito diferente do carro, para manter seu sistema funcionando de forma adequada, é necessário que você faça a manutenção periodicamente. É claro que você, não irá levar o sistema para oficina, mas vamos explicar para você como a manutenção deve ser feita.

Por que a manutenção preventiva é necessária para geração de energia solar?

A manutenção preventiva do sistema de energia fotovoltaica basicamente se resume a uma boa limpeza periódica dos painéis solares, reapertos gerais e verificação dos componentes elétricos. Tem o objetivo reduzir o risco de avarias no sistema e redução da produção de energia, é um processo simples, mas que tem um papel fundamental.

O acúmulo de resíduos sobre os painéis solares pode reduzir a eficiência das células fotovoltaicas, podendo comprometer a produção de energia, e causando perdas de até 25% na geração.

A longo prazo, o acúmulo de sujeira pode ocasionar manchas nos módulos fotovoltaicos, favorecendo o surgimento de fungos que podem causar corrosão nos painéis, e reduzir sua vida útil, que normalmente é de 25 anos.

Ou seja, ao fazer a manutenção preventiva, você está garantindo a efetividade do funcionamento dos painéis, ampliando a vida útil do sistema, para que ele continue eficiente após 25 anos.

A manutenção preventiva evita o acúmulo de resíduos nos painéis.
Como fazer a limpeza e manutenção do sistema?

Boa parte da limpeza é feita pela chuva, que frequentemente remove a maior parte dos resíduos de cima dos painéis. Porém a limpeza manual, precisa ser feita periodicamente.

A limpeza pode ser feita pelo próprio usuário, é necessário apenas uma esponja macia ou uma escova de cerdas macias e não abrasivas, e água. É isso mesmo, sem produtos de limpeza, somente água.

O ideal é que a limpeza seja feita com suavidade, sem jamais aplicar força sobre os painéis, se apoiar ou pisar neles. Mas se o telhado for muito alto, ou se o usuário não tiver experiência em trabalhar em altura, recomendasse que solicite ajuda profissional.

Em geral a limpeza periódica deve ser feita uma a duas vezes por ano, mas as condições climáticas e atmosféricas do local podem interferir, gerando a necessidade de uma maior ou menor periodicidade. Por exemplo, em locais com altos índices de poluição, se faz necessário uma manutenção mais frequente.

Outros detalhes

É recomendado que de tempos em tempos, se faça uma vistoria com o auxílio de um profissional especializado. Um técnico de manutenção irá analisar vários detalhes, como verificação:

  • Das proteções elétricas;
  • Do estado do inversor, bem como limpeza da ventilação do inversor;
  • Do estado dos painéis e de todas as suas ligações;
  • Do estado de todos os cabos e terminais e reaperto de parafusos e ligações.

Além disso, é fundamental fazer o acompanhamento mensal da produção de energia da usina, para identificar possíveis anomalias na geração, que possam indicar algum problema ou a necessidade de uma manutenção corretiva, para resolver o problema.

Analisando números

Trouxemos alguns dados para exemplificar o que estamos falando. Segue gráfico com comparativo de seis meses de produção do sistema do cliente Ernesto Freyhardt, instalado em 2018.

Comparativo de produção

Vamos começar comparando o mês de setembro de 2018 (o sistema havia sido instalado a pouco tempo, dois a três meses), com o mesmo mês de 2019 (o sistema já tinha completado um ano), a produção teve uma queda de aproximadamente 12%.

Agora vamos comparar o mês de outubro de 2018 com o mesmo mês de 2019 (mês em que realizamos a manutenção preventiva do sistema), a produção teve um aumento de aproximadamente 23,5%.

Para fechar nosso levantamento comparativo, vamos analisar o mês de novembro do ano passado, e novembro de 2019 (um mês após a manutenção), a diferença entre os dois meses foi de apenas 10kWh, isso mostra como a eficiência dos painéis se mantem alta, quando a manutenção e limpeza são feitas periodicamente.

Como podemos ver, comparando os dados, a manutenção é essencial para o bom funcionamento do sistema.

Concluindo

Como você viu, a manutenção é algo simples, mas de extrema importância. E nossa principal dica é: quando você for escolher um fornecedor para comprar seu sistema de energia solar fotovoltaica, não esqueça de analisar se a empresa conta com serviço de pós-venda, para lhe auxiliar com a manutenção preventiva, monitoramento do sistema, e lhe dar todo o suporte necessário para desfrutar dos benefícios de gerar sua própria energia.

Nós do GRUPOFOR, somos uma empresa especializada em soluções sustentáveis e inteligentes, ajudamos pessoas e empresas a economizarem, utilizando os recursos naturais. Contamos com serviço especializado de pós-venda e manutenção, com uma equipe técnica experiente, sempre pronta para ajudar nossos clientes, e garantir sua satisfação.

Se você está interessado em energia solar, solicite um orçamento. E tenha certeza, de que iremos lhe ajudar como todos os detalhes, incluindo a manutenção. Pois nosso objetivo, é que sua experiência com o GRUPOFOR seja incrível.

Referências:

GRUPOFOR. Manual de uso e manutenção do proprietário. Publicado em: 2019.

ENERGIA, MÓDULO. Como fazer manutenção no Sistema de Energia Solar Fotovoltaica? Entenda. Disponível em: https://www.moduloenergia.com/blog/como-fazer-manutencao-no-sistema-de-energia-solar-fotovoltaica-entenda/. Acesso em: 30 de outubro de 2019.

SOLAR, PORTAL. Tudo sobre a manutenção do painel solar. Disponível em: https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/painel-solar/tudo-sobre-a-manutencao-do-painel-solar.html. Acesso em: 30 de outubro de 2019.

SOLARVOLT. Aprenda a realizar a manutenção de sistemas solares fotovoltaicos. Disponível em: https://www.solarvoltenergia.com.br/blog/aprenda-a-realizar-a-manutencao-de-sistemas-solares-fotovoltaicos/. Acesso em: 30 de outubro de 2019.

3 comentários em “Manutenção preventiva fotovoltaica – é necessária?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *