WattPanel - Plataforma de monitoramento de energia solar

Monitoramento de energia solar: Startup lança aplicativo de gerenciamento

Publicado em Postado em Energia Solar Fotovoltaica

Transformar a luz do sol em energia elétrica está se tornando algo cada vez mais popular e simples no Brasil.

Novas tecnologias e a popularização da energia fotovoltaica como um investimento mostram o quanto esta escolha pode trazer benefícios tanto para o bolso de quem investe, quanto para o meio ambiente.

Para se ter uma ideia, no Brasil, só em 2016 o número de microgeradores de energia solar cresceu 407% em relação ao ano anterior, segundo Aneel.

Com essa grande quantidade de novos microgeradores residenciais ou até mesmo pequenos comércios e empresas, se faz necessário a profissionalização deste mercado.

Seja na qualificação dos profissionais e empresas que fornecem a instalação das usinas quanto nos softwares de monitoramento de energia solar, pois a vida útil de uma usina fotovoltaica é muito longa, mas é necessário acompanhamento e manutenção regular para que estas possam entregar o melhor desempenho energético possível.

Com a missão de melhorar e democratizar o acesso às energias renováveis, a startup WattPanel desenvolveu uma plataforma destinada a auxiliar pequenos e médios produtores de geração distribuída, através do monitoramento de seus ativos.

Utilizando WattPanel para monitorar usinas fotovoltaicas
Utilizando WattPanel para monitorar usinas fotovoltaicas

Baseado na compilação e análise de dados, o aplicativo conta com um sistema pró ativo que emite alertas para tomada de decisões e demais ocorrências, possibilitando o gerenciamento de diversas marcas de inversores em um só sistema.

Uma das demandas que motivou a concepção do aplicativo é a dificuldade encontrada por parte significativa dos pequenos produtores de energia, que costumam trabalhar com diversas marcas de inversores, tendo que fazer a leitura de dados em diferentes plataformas.

Sendo assim, a ideia foi unificar tudo em um local para levar mais agilidade no dia a dia de microgeradores e agentes responsáveis pela instalação e acompanhamento de projetos do tipo.

O acesso ao WattPanel é totalmente gratuito para o gerenciamento de até duas usinas, possibilitando que qualquer proprietário ou agente integrador possa testar as ferramentas da plataforma.

Acompanhamento em tempo real dos seus clientes
Acompanhamento em tempo real dos seus clientes

Para gerenciar mais que duas unidades, algumas opções de planos de assinatura estão disponíveis no site da empresa. O software lê qualquer inversor que tenha conexão com a internet, sendo possível sua utilização em outros tipos de energia, como a eólica, por exemplo.

A startup gaúcha, sediada dentro do parque tecnológico da PUC-RS, em Porto Alegre, desenvolveu o software para atuar totalmente online e em qualquer sistema operacional para celulares e computadores, sem a necessidade de um datalogger específico.

A tecnologia oferece basicamente um centro de controle para usinas de micro e minigeração distribuídas no mercado, com o usuário podendo acompanhar e analisar a produção de energia em todas suas usinas em tempo real.

WattPanel – Centro de Controle para usinas de micro e minigeração distribuídas

Site: www.wattpanel.com

Blog: http://blog.wattpanel.com.br

Contato: [email protected]

Instagram: https://www.instagram.com/wattpanel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *