O que é automação residencial

O que é automação residencial?

Publicado em Postado em Automação Residencial

Já é uma realidade a família retornando para casa e através de alguns comandos realizados no aparelho celular, o ambiente sendo preparado para a sua chegada.

O forno liga para esquentar o lanche, o fogão acende para ferver a água, as cortinas se abrem para a entrada dos raios solares e o computador é ligado para estar pronto para sua utilização.

Tudo isso de forma automática e sem interação humana local.

Não estamos tratando de ficção científica ou de possibilidades futuras, uma vez que a tecnologia para essas ações já existe e estão disponíveis no mercado, se trata da automação residencial..

Conheça nesse post o que é automação residencial!

O que é automação?

Automação são sistemas que permitem a operação de processos sem a interferência humana, executados e controlados por meio de dispositivos mecânicos ou eletrônicos.

Já bastante conhecida da população, a automação bancária é um excelente exemplo para que se entenda a respeito.

O caixa eletrônico processa todas as necessidades do correntista, através de depósitos, pagamentos, saques e informações, sem qualquer contato com algum atendente humano do banco.

Os metrôs também são automatizados e reconhecem, a partir de centrais, possíveis problemas, diminuindo e até mesmo parando os trens em casos de necessidade.

Fábricas que funcionam com menos de dez operários já são realidades, onde as máquinas trabalham para a produção de forma inteligente.

Enfim, vivemos a época da automação. A resposta para “o que é automação residencial”, está no nosso cotidiano.

Mas afinal, o que é automação residencial?

Smart home vector pack with icons

Os processos e a tecnologia utilizada na automação residencial são basicamente os mesmos utilizados nas indústrias, bancos, comércio e transportes.

No entanto, os objetivos são outros voltados sempre à economia, segurança e bem-estar dos moradores de uma residência.

Muitas soluções disponíveis no mercado auxiliam nos processos que até então eram realizados com a ação de uma pessoa.

Isso se dá em função da comunicação entre equipamentos e o administrador do sistema, que pode utilizar um micro, notebook ou até mesmo um celular. Tudo pode ser programado antecipadamente ou no momento que o administrador desejar.

Essas conexões acontecem através das redes de comunicação, sejam elas internas ou via internet.

Tipos de automação residencial

Dentre as soluções oferecidas ao mercado na área de automação residencial, podemos destacar algumas que fazem parte da rotina de muitas pessoas e que possivelmente você já conhece ou ouviu falar.

1 – Segurança

Com o crescimento da violência nos centros urbanos, o mercado de segurança residencial cresceu muito e soluções para evitar, assustar ou identificar ações de furtos e roubos estão em todas as partes, inclusive são utilizadas pela Polícia Militar e Civil.

Destacam-se como soluções, os alarmes que disparam automaticamente a qualquer invasão do ambiente, informando a alguma central a presença de uma anormalidade no local em que está instalado.

Câmeras CFTV (circuito interno) também são excelentes soluções para a segurança, filmando tudo o que acontece e transmitindo as imagens para alguma central. Muitos crimes foram resolvidos a partir desse dispositivo.

Mesmo a distância é possível verificar e monitorar o comportamento daqueles que ficaram em casa, evitando problemas e mau uso de aplicativos e conteúdos.

Durante uma viagem da sua família, por exemplo, com os dispositivos automatizados, é possível criar simulações de presença aleatórias, que darão a impressão de pessoas dentro da casa, protegendo contra oportunistas.

2 – Iluminação

A automação do sistema de iluminação apresenta duas grandes vantagens, a primeira é com relação à sustentabilidade, onde pode-se economizar até 30% de energia elétrica, uma vez que as luminárias só acendem com a presença de alguém no ambiente.

Também é uma ótima opção para a segurança, pois, é ativada a partir da detecção de movimento.

Ambientes afastados também podem ter suas luminárias acesas em função da movimentação no ambiente, de forma automática e sem interferência humana.

3 – Climatização

Close up of a white air conditioner in a room.

Ar condicionados que ligam e desligam automaticamente de acordo com a temperatura ambiente, também fazem muito sucesso na automação residencial.

Além disso, alguns desses equipamentos podem ser ligados ou desligados a partir de comandos emitidos de lugares remotos, o que possibilita o conforto do ambiente no momento em que se chega em casa.

4 – Abertura de portas e cortinas

A automação de portas pode trancar e travar, como também liberar entradas e saídas de pessoas em determinados horários ou através de comandos remotos.

Serve como segurança e organização da circulação de crianças e colaboradores.

Já a abertura e posicionamento de cortinas contribui para a iluminação do ambiente, bem como para a entrada de raios solares e iluminação natural, importantes para a saúde do local.

5 – Acionamento de equipamentos audiovisuais

Também a partir do celular é possível ligar ou desligar de forma automática equipamentos audiovisuais.

Que tal chegar em casa com a sua TV ligando no seu canal favorito para lhe receber? Ou despertar com sua música preferida, enquanto seu café já está sendo preparado? É incrível.

Possibilidades da automação residencial

Pode-se perceber que o conforto, a partir da tecnologia e da automação, já são realidades que podem ser adotadas em sua residência.

Mas, muito mais do que conforto, a automação é grande colaboradora na segurança de sua casa, tanto no aspecto de invasões, como no controle dos acessos físicos e virtuais das crianças, por exemplo.

Além do conforto e segurança, outro grande benefício é o de economia de energia.

O que é automação residencial deixa de ser uma pergunta e passa a fazer parte do cotidiano da população.

Se você gostou desse post, confira também nosso ebook sobre automação residencial!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *