O uso do aquecimento solar – conheça sua versatilidade

Publicado em Postado em Aquecimento Solar

Quando se fala em aquecimento solar, muita gente já pensa em um belo banho quente e no uso residencial do sistema. Mas aquecimento solar vai muito além disso, podendo ser utilizado para outros fins, como uso comercial e industrial ou até mesmo rural. Hoje preparamos uma matéria especial para lhe apresentar os diferentes tipos de uso do aquecimento solar de tubos à vácuo.

Uso do aquecimento solar residencial

O aquecimento solar pode gerar, por exemplo, a água quente para banhos, quer seja para os chuveiros ou para a banheira.

O gasto de energia elétrica com o chuveiro chega a representar até 30% do valor da conta e isso pode ser reduzido com o aquecimento solar.

A mesma água quente também pode ser usada na pia da cozinha e na máquina de lavar roupas, por exemplo. Lembrando que uma torneira térmica gasta tanta energia quanto o chuveiro, por ter uma resistência similar.

Um belo banho quente, é um exemplo do uso do aquecimento solar residencial.

Uso comercial e industrial

Independentemente do tamanho do comércio ou da indústria, todas podem usar o aquecimento solar para os fins que necessitam.

Algumas empresas utilizam grande quantidade de água quente para as suas atividades, como, por exemplo, lavanderias e restaurantes.

Para esses e outros fins, o uso de aquecimento solar trará significativa economia na conta de energia elétrica.

Para economizar basta dimensionar o sistema de aquecimento solar da forma mais adequada para o uso da empresa.

Lavanderias e restaurantes utilizam grande quantidade de água quente para suas atividades.

Uso rural

No campo o aquecimento solar também pode e deve ser utilizado. Uma excelente aplicação na área rural é sua utilização na rotina de higienização da ordenha do leite.

Os equipamentos utilizados no manuseio do leite durante o processo de ordenha precisam ser higienizados diariamente com água aquecida a altas temperaturas.

Utilizando um sistema de aquecimento solar é possível reduzir os gastos com o processo de higienização da ordenha do leite, tornando a produção leiteira mais rentável.

O uso do aquecimento solar pode reduzir os gastos com a ordenha do leite.

Uso do aquecimento solar em piscinas

O aquecimento solar também pode ser utilizado em piscinas, tanto para residenciais e condomínios quanto em academias de natação e hidroterapia, por exemplo.

Para sua utilização em piscinas, o ideal é que a piscina seja coberta, isso porque em ambientes abertos a piscina perde temperatura constantemente para o meio, já em um ambiente fechado é mais eficiente o resultado, reduzindo a perda de temperatura.

Além disso, é recomendado que se tenha manta térmica para colocar sobre a piscina, para conservar a temperatura da água, quando a piscina não está sendo utilizada.

O aquecimento solar pode ser utilizado em piscinas de academias para natação e hidroterapia, como também em piscinas residencias e de condomínios.

Invista em aquecimento solar e reduza os gastos

Independente de qual seja o seu foco: seja o conforto do seu lar ou a economia em sua empresa, utilizar um sistema de aquecimento solar de tubos à vácuo é uma excelente forma de diminuir os gastos com energia elétrica e economizar seja na sua casa ou em seu negócio.

Se você ficou interessado, entre em contato com um dos nossos consultores comerciais para obter mais informações.

Solicite um orçamento. Invista em aquecimento solar e reduza suas despesas com a conta de luz.

Referências:

GRUPOFOR. Como funciona o aquecedor solar de tubos à vácuo. Disponível em: https://educacional.grupofor.com.br/e-book-como-funciona-o-aquecedor-solar-de-tubos-a-vacuo. Acesso em: 30 de março de 2020.

GRUPOFOR. Tudo o que você precisa saber sobre aquecimento solar. Disponível em: https://educacional.grupofor.com.br/e-book-aquecimento-solar-tudo-que-voce-precisa-saber. Acesso em: 30 de março de 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *