Preço e valor – qual a diferença entre eles?

Publicado em Postado em Aquecimento Solar, Energia Solar Fotovoltaica

Preço e valor, dois conceitos bem diferentes, que muitas vezes acabam sendo confundidos. Você, sabe o que cada um significa?

O investidor e filantropo americano Warren Buffett resume esta diferença da seguinte forma: “o preço é o que você paga, o valor é o que você leva”.

Mas vamos tentar explicar de uma forma um pouco mais abrangente, qual a diferença entre os dois conceitos, e o que você deve levar em consideração quando está comprando algo.

Preço é o que você paga, valor é o que você leva.

Preço é o dinheiro que você desembolsa para aquisição de um produto ou serviço. Ele fica estampado na etiqueta e é definido pelo vendedor ou prestador de serviço por meio de uma série de fatores:

  • Custo de produção;
  • Margem de lucro;
  • Preço de concorrentes;
  • Demanda;
  • Perfil de compra do público-alvo.

Valor já um conceito mais subjetivo, está relacionado a forma como o cliente avalia os benefícios e a experiência desfrutada com determinada compra.  E cada pessoa pode ter um ponto de vista diferente sobre o mesmo produto ou serviço, por exemplo:

  • Valor que a empresa vê em seu produto ou serviço;
  • Valor que o cliente vê, fator de definição;
  • Valor que o mercado enxerga.
A diferença entre preço e valor
Mas, e na hora da compra? O que devo considerar?

Claro que o preço interfere no momento de uma compra, principalmente se houver dois produtos do mesmo tipo e a diferença no preço for elevada.

Porém, o valor interfere muito mais, principalmente se o produto for um grande sonho do cliente, ou se for uma compra duradoura independente do preço que o mesmo tenha.

Para responder melhor a esta pergunta, vamos abordar alguns aspectos:

  • Itens comuns;
  • Compras duradouras;
  • Custo benefício.
Itens comuns

Se você for comprar algo simples, um objeto do dia-a-dia, por exemplo, um lápis ou uma caneta, o valor não importa tanto. Assim, acabamos optando, pelo menor preço, pois em geral, o produto mais barato vai suprir sua necessidade da mesma forma que o produto mais caro.

A menos que a marca do produto mais caro, tenha desenvolvido algum detalhe que promova uma conexão com você, e lhe faça sentir vontade de escolher o mais caro, independente do preço. Por exemplo, a caneta tem o símbolo do super-herói da sua infância e lhe remete a uma lembrança agradável.

Compras duradouras

Já, quando se tratam de itens duradouros, que vão ficar com você por um longo tempo, ou pela vida toda, a coisa muda de figura. O preço perde espaço para o valor. Aqui o valor agregado do produto é muito mais importante, não se trata apenas de experiência que ele irá lhe proporcionar, mas também dos benefícios que irá lhe trazer.

É o que acontece quando você vai comprar uma casa ou um carro – você não avalia apenas o preço, mas todos os detalhes, para que aquela compra lhe traga os melhores benefícios.

Custo-benefício

É importante ressaltar que estar disposto a pagar mais alto por algo com mais valor, não significa não levar em conta o custo-benefício. Sempre pondere se o preço cobrado pelo produto ou serviço é justo, e se o valor que ele representa é o valor que você quer.

Por exemplo, se você vai adquirir um sistema de energia solar fotovoltaica ou de aquecimento solar – que fatores considerar?

Qual a experiência da empresa? Ela tem profissionais qualificados? Qual a qualidade do produto? O fornecedor tem uma marca de credibilidade no mercado? A empresa emite nota fiscal? Tem suporte técnico? E pós-venda?

Sempre que você for fazer uma compra, com um custo mais elevado, é importante fazer uma lista de perguntas que lhe permitam comparar não apenas o preço dos vendedores, mas o valor do produto ou serviço oferecido.

Tendo isso em mente, com certeza, você irá conseguir analisar de forma clara se o preço cobrado é justo e se o valor de determinado produto ou serviço é condizente com o que ele entrega.

E se você acessou o nosso site, porque está interessado em energia solar fotovoltaica ou aquecimento solar, aproveite esta oportunidade para fazer contato com um dos nossos consultores comerciais, solicite um orçamento.

O GRUPOFOR possui registro no CREA do Paraná e no CREA de Santa Catarina, como pessoa jurídica, e também como pessoa física, afinal além da responsabilidade da empresa ao entregar um serviço de engenharia também existe um profissional que possui a responsabilidade técnica dos projetos executados. Ter registro no CREA é obrigatoriedade e está embasada na Lei 5.194/66 art. 7°, 59, 60, 61 e 62 e Resoluções n° 336/89 e 417/98 do Confea.

Somos o GRUPOFOR, uma empresa fundada em 2014, pioneiros em soluções sustentáveis e inteligentes, fazemos nosso trabalho com muito comprometimento e profissionalismo. Ajudamos pessoas, empresas e indústrias a economizar através do uso dos recursos naturais.

Nossa missão é ajudar você, entregando soluções sob medida com alta performance e qualidade. Entender exatamente seu problema é o nosso diferencial para propor uma solução única e diferenciada que traga os resultados esperados e supere suas expectativas.

Referências:

ADMINISTRADORES.COM. Preço e valor: qual a diferença? Disponível em: https://administradores.com.br/noticias/preco-e-valor-qual-a-diferenca. Acesso em: 22 de outubro de 2019.

BLOGMASTERMAQ. Afinal, qual a diferença entre preço e valor? Disponível em: https://blog.mastermaq.com.br/diferenca-entre-preco-e-valor/. Acesso em: 22 de outubro de 2019.

CONSÓRCIOS, RACON. Você sabe qual a diferença entre preço e valor? Disponível em: https://blog.racon.com.br/planejamento-financeiro/voce-sabe-qual-a-diferenca-entre-preco-e-valor/. Acesso em: 22 de outubro de 2019.

SOFTEN, BLOG DA. Conheça a diferença entre preço e valor. Disponível em: https://blog.softensistemas.com.br/diferenca-entre-preco-e-valor/. Acesso em: 22 de outubro de 2019.

WEBINSIDER. Custo, preço e valor: Conheça a diferença entre estes três conceitos fundamentais do Marketing e da Economia. Disponível em: https://webinsider.com.br/diferenca-entre-preco-e-valor/. Acesso em: 22 de outubro de 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *