tomada inteligente

Qual a melhor tomada inteligente para minha casa?

Publicado em Postado em Automação Residencial

Diferentes dos modelos comuns que se conhece, as tomadas inteligentes possuem tecnologia que permite que você consiga programá-las e que obedeçam aos comandos de forma automática.

Uma situação bem comum nas residências é os equipamentos ficarem ligados ao sairmos para trabalho ou passeio, ou ainda durante a noite enquanto dormimos. 

Se realizarmos um levantamento do consumo desnecessário de energia elétrica em nossas casas e o montante pago, perceberemos que vale a pena investir em alternativas para reverter esse quadro e uma boa solução é o uso de uma tomada inteligente.

No entanto, esse equipamento precisa ser, de fato, eficiente para que ajude na redução do consumo de energia elétrica e torne a sua casa inteligente e automatizada

Se você tem dúvidas sobre qual a melhor tomada inteligente para a sua casa, fique atento no nosso post, e confira nossas dicas para escolher a melhor opção. 

A tomada inteligente

Uma tomada inteligente precisa promover segurança e comodidade aos moradores da casa e também se encaixar nas rotinas de quem vive no interior da residência. 

Geralmente, elas fornecem um mapeamento do consumo de energia da casa, além de uma série de funcionalidades que, de certa forma, educam os moradores a bons hábitos de economia e consumo equilibrado. 

Para escolher a melhor tomada para tornar a sua casa inteligente, você precisa atentar para: 

Funcionamento autônomo

Ao escolher uma tomada inteligente para a sua casa, prefira um modelo que permita todo o funcionamento dela de forma autônoma, ou seja, sem que haja a necessidade dela estar conectada a uma central de automação.

Uma tomada de qualidade possui a capacidade de armazenamento das programações, bem como dos históricos relacionados ao consumo.

Portanto, ela tem todos os seus processos automáticos realizados em qualquer lugar e a qualquer momento.

Por exemplo: você saiu de casa e lembrou que deixou um equipamento ligado, de onde você estiver é possível, por meio do seu celular, desligar o aparelho. 

O processo inverso também é possível, ou seja, ligar o forno para que asse o prato para o jantar.

É importante também que a tomada possa ser controlada manualmente, caso seu celular, por exemplo, dê algum problema ou seja esquecido em algum lugar.

Vale atentar para que ela seja bivolt.

Agendamento de eventos

A tomada inteligente que você escolher deve permitir que os agendamentos sejam realizados de forma remota, ou seja, bastando que o usuário esteja conectado a internet em qualquer lugar do mundo.

Dessa forma, o agendamento pode ser modificado a qualquer momento, interrompendo processos e atualizando sua nova configuração, mesmo à distância.

O importante é você saber que a tomada que você vai usar na sua casa permite, por exemplo, determinar o horário que a televisão recebe energia, assim, você controla de forma muito eficiente o horário de TV dos seus filhos. 

Função auto desligar na tomada inteligente

Outro ponto a ser observado quando for escolher uma tomada inteligente é se ela detecta quando está alimentando algum equipamento em standby, interrompendo a energia quando programada para essa função. 

Histórico de consumo

Verifique se a tomada apresenta histórico com gráficos do consumo diário, semanal, mensal e anual apresentando valores em Reais, bem como o percentual de energia gasta com equipamentos em standby.

Lembre-se que a partir dessas informações fica fácil localizar os problemas de consumo de energia elétrica em sua casa e disciplinar o uso. 

Medição de energia na tomada inteligente

Um fator bem importante a ser considerado na hora de comprar a tomada inteligente é verificar se ela possui medição da energia consumida em tempo real. 

Com esses dados fica mais fácil para identificar se o alto consumo, por exemplo, está sendo gerado por algum equipamento com defeito.

Por isso, comprar uma tomada que possibilite monitorar e medir o consumo é, sem dúvida, uma excelente opção para o reconhecimento de equipamentos que estão apresentando problemas e a verificação de aparelhos ligados sem a necessidade.

Como você pode perceber, existem alguns detalhes que precisam ser verificados antes de escolher a melhor tomada para a sua casa. 

Não esqueça de atentar ainda para a procedência e a garantia oferecida pelo fabricante da tomada.

O GRUPOFOR é uma empresa especializada em produtos voltados à automação residencial e oferece o que há de mais moderno para tornar a sua casa mais inteligente, oferecendo um ano de garantia do produto. 

Acesse nosso site agora e conheça nossos produtos para a automação da sua casa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *