comprar uma cisterna

Quando vale a pena comprar uma cisterna?

Publicado em Postado em Reúso de Água da Chuva

Desde criança aprende-se na escola que a Terra é formada 75% de água.

Por isso, ela é considerada o planeta água. Esse número faz ainda muitas pessoas pensarem que esse recurso natural é infinito, o que não é real.

Segundo a ONU, se nada for feito, mais de 5 bilhões de pessoas ao redor do mundo sofrerão com a falta da água já em 2025, esse número corresponde a dois terços da população mundial.

Dessa forma, autoridades, ativistas e a população em geral buscam meios de conscientizar para o uso racional da água, bem como buscam alternativas que ajudem a diminuir o consumo.

Uma das alternativas mais fáceis e viáveis financeiramente é comprar uma cisterna para captação e armazenagem da água da chuva para o seu reúso.

Assim, captar água da chuva é uma atitude responsável e ecologicamente correta para amenizar a crise hídrica que passamos.

Se você ainda não tem certeza quando é a hora de comprar uma cisterna, continue lendo nosso post e descubra em qual momento essa atitude vale a pena!

Comprar uma cisterna para economizar na conta de água

Quando vale a pena comprar uma cisterna?

Um dos principais benefícios em comprar uma cisterna para captar a água da chuva é a redução significativa na conta a ser paga mensalmente.

Esse fato se dá porque toda a água armazenada poderá ser usada para outras finalidades dentro da casa.

Antes de ser armazenada, a água da chuva passa por uma espécie de filtro que impede que folhas e sujeiras adentrem no coletor, o que faz com ela possa ser usada para lavar carros e calçadas da casa, bem como regar jardins.

Ela ainda poderá ser direcionada para a máquina de lavar roupas e para o tanque e também para a lavação de louças e descarga de banheiros.

Dessa forma,  cisterna chega a reduzir em até 55% a conta mensal de água.

Além de reduzir consideravelmente o valor da fatura, comprar uma cisterna também é uma ação que vai ajudar na sustentabilidade do planeta.

Para diminuir o impacto ambiental

Todas as pessoas podem e conseguem ajudar a diminuir o impacto ambiental com pequenas atitudes, quer seja dentro de casa ou na empresa.

Atitudes conscientes, como produzir menos lixo, economizar energia elétrica e o uso consciente da água, são ações que todos podem praticar facilmente e que fazem toda a diferença.

O reúso da água da chuva contribui de forma efetiva para que mais pessoas continuem tendo acesso à água potável.

Diminuição do uso de água potável

Conforme falado, se não tomarmos providências, mais da metade da população mundial sofrerá nos próximos anos com a falta de água potável.

Dessa forma, ao comprar uma cisterna para armazenagem e reúso da água da chuva, estamos colaborando efetivamente para diminuir os impactos ambientais.

Faça uma análise de quanta água potável você pode economizar ao usar a água reaproveitada da chuva para lavar calçadas, carros, pátios e garagens.

E o melhor: essa água economizada poderá ir para as torneiras de quem está precisando.

Assim, você estará agindo de forma ecologicamente responsável.

Além de estar colaborando para a diminuição do uso da água potável, armazenando a água da chuva, você também está contribuindo para conter alagamentos e enchentes.

Diminuição de alagamentos ao comprar uma cisterna

Outra vantagem de comprar uma cisterna é que você está contribuindo para diminuir alagamentos e prevenir enchentes.

Você sabia que 10 mm de chuva por metro quadrado é o equivalente a um balde cheio de água?

Se tivermos 100 m² serão 100 baldes de água de chuva que não irão para as redes de esgoto.

Comprar uma cisterna para armazenar a água da chuva vai diminuir o volume de água que iria para os rios, lagos e também para os esgotos.

Essa prática pode ser realizada na cidade ou na zona rural, em condomínios ou residências, e também é altamente viável para em pequenas e grandes indústrias.

Quanto mais coletores estiverem armazenando a água da chuva, menos riscos de alagamento ou enchente na região.

Para finalizar é importante dizer que desde 2015 existe no Senado Federal um Projeto de Lei em tramitação que torna obrigatória a inclusão do reaproveitamento da água da chuva no projeto técnico da obra.

De qualquer forma, prevista ou não, toda edificação pode receber a instalação de uma cisterna para armazenar as águas pluviais.

Agora que você já sabe que sempre vale a pena reaproveitar a água da chuva, que tal acessar o site da GRUPOFOR e escolher a melhor cisterna para você e sua família ou sua empresa?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *