Santa Catarina finalmente adere a isenção de ICMS para quem gera sua própria energia

Publicado em Postado em Energia Solar Fotovoltaica

É isso mesmo que você ouviu! Finalmente, Santa Catarina, o último estado que faltava, aderiu a isenção de ICMS para energia solar injetada na rede da distribuidora de energia elétrica.

Antes da adesão, toda a energia que era produzida e não era consumida instantaneamente pela mini ou microgeração, era injetada na rede da concessionária e gerava créditos.

Estes créditos de energia, geralmente são utilizados pelo cliente durante a noite ou em meses de menor geração.

Porém o que acontecia antes da isenção, era que quando essa energia era injetada na rede da concessionária de energia local, a concessionária considerava o valor do kWh injetado sem ICMS, já quando o consumidor utilizava estes créditos acumulados, a concessionária considerava o valor do kwh com ICMS.

Ou seja, de toda a energia que o consumidor injetava na rede, ele perdia aproximadamente 25% do valor, pois o ICMS em SC é de 25% em cima do valor do kWh.

No último dia 07 de agosto, a isenção foi publicada sob a lei no 17.762, e já está vigorando.

Com a publicação desta lei, a isenção aumentará o lucro do investidor, diminuindo assim o tempo de retorno do investimento.

Essa medida beneficiará todas as mini e microgerações de energia elétrica com potência até 1MW.

É um grande incentivo para aumentar o número de unidades consumidoras que geram a sua própria energia.

O mercado energético está em festa! Agora, se você já vinha pensando em investir em energia solar, mas ainda tinha alguma dúvida, este é o momento certo, pois com esta isenção do ICMS, investir em energia solar em Santa Catarina ficou muito mais atrativo, assim como já era no resto do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *