Arquitetura e Sustentabilidade

Sustentabilidade e Arquitetura

Publicado em Postado em Sustentabilidade

Projetos sustentáveis e inteligentes estão revolucionando o mercado da arquitetura. Hoje convidamos a arquiteta e urbanista Fernanda Strobino para um bate papo com o GRUPOFOR sobre sustentabilidade e arquitetura.

1. Como você vê a questão da sustentabilidade sobre a ótica da Arquitetura?

A arquitetura observa a sustentabilidade por diversos aspectos, seja ela uma questão social, conceitual ou tecnológica. Eu vejo a sustentabilidade como uma união do resultado que se espera de um projeto, com todas essas questões, focando no bem-estar do usuário sem agredir, ou pelo menos impactar minimamente o meio.  A arquitetura brasileira já foi referência em sustentabilidade, pois somos um país enorme, com diversos climas e tivemos que aprender a trabalhar com essas variantes, buscando também eficiência energética. Por isso a sustentabilidade para a arquitetura, na minha visão, é um resgate das questões de conforto ambiental, que podem ter ficado adormecidas a um tempo”. 

A sustentabilidade já deixou de ser uma opção, é uma necessidade, uma regra.
2. Você leva em consideração a sustentabilidade quando vai projetar?

Com certeza! A sustentabilidade já deixou de ser uma opção, é uma necessidade, uma regra. Nem sempre é fácil ou possível convencer nossos clientes. Atuo tanto na arquitetura, quanto no design de interiores, e nas duas vertentes sempre busco o melhor aproveitamento do que será empregado. Muitas das soluções sustentáveis, que nós profissionais buscamos, estão ligadas a tecnologia, coisas simples de serem empregadas ou substituídas como por exemplo as lâmpadas econômicas, pisos que imitam madeira, sistemas de iluminação com sensores de presença ou pré-programados, aquecedores solares e boilers, entre tantos outros. O importante é sempre fazer um brainstorming focado realmente nas soluções sustentáveis”.

3. Quais aspectos você considera mais importantes?

Considero o conforto ambiental um aspecto super importante. Não se pode abrir mão do que o cliente quer consumir com os olhos, mas no decorrer do uso dos espaços o conforto, praticidade e o se sentir bem é o que alegra o usuário. Por isso saber trabalhar de um modo energeticamente eficiente é muito importante. É importante pensar em como alocar a edificação de modo a aproveitar melhor a insolação e a ventilação, sempre respeitar a legislação com o que diz respeito a áreas permeáveis poupando o solo, redução da utilização de energia elétrica, reaproveitamento de água, entre outras ações simples que podem proteger o meio ambiente, pensar na sociedade e poupar dinheiro”.

Mudanças climáticas e a sustentabilidade
Mudanças climáticas e a sustentabilidade
4. Os clientes hoje em dia, já tem uma preocupação maior com a Sustentabilidade?

Felizmente sim. Mas as vezes é preciso “lembra-los” desta questão. O mundo está de olho nas mudanças climáticas e ambientais que estão afetando o planeta. E se vê um número muito maior de opções e soluções sustentáveis no mercado. Inúmeros sites listam tópicos de como ter uma casa sustentável, ou de empresas que se adequem a questão. Tudo isso indica uma procura maior pela sustentabilidade relacionada à moradia e aos espaços de serviços que irão usufruir. Acredito que nosso papel é fundamental para orientar, guiar e incentivar projetos e escolhas sustentáveis”.

5. Como você orienta seus clientes, quando eles querem fazer um projeto sustentável?

Antes de tudo é importante saber o budget (orçamento) do cliente, se está disposto mesmo a investir na sustentabilidade, e assim saber o que se enquadra melhor no bolso do cliente. Porém, a sustentabilidade é um aspecto projetual muito cativante. Portanto a informação é a maior orientação quanto a sustentabilidade. Quanto mais informações sobre produtos que são ecofriendly, e o quanto eles são eficientes e poupadores de gastos, quantas boas e novas opções temos no mercado, mais os clientes têm interesse em tê-los, principalmente quando estão ligados a conceitos estéticos, tecnologia e inteligência artificial”.

Escolhas sustentáveis e o papel do arquiteto
Escolhas sustentáveis e o papel do arquiteto
6. Qual dica você deixaria para quem está pensando em construir, e quer fazer uma casa sustentável?

Busque informações! Tire suas dúvidas! Existem muitos estudos e produtos novos relacionados a sustentabilidade. E tão importante quanto: contrate um bom profissional. O sucesso de um bom projeto sustentável, vai muito além de adquirir aparelhos. São muitas variantes que determinam a eficiência final do projeto”.

O GRUPOFOR acredita que os arquitetos e engenheiros tem papel fundamental como percursores da mudança e que, assim como a arquiteta Fernanda Strobino, podem ajudar seus clientes, pensando nos detalhes que tornarão seus imóveis mais sustentáveis.

A utilização de tecnologias inteligentes como energia solar, aquecimento solar, reúso de água da chuva e automação residencial são soluções sustentáveis que trazem economia imediata e tem retorno do investimento garantido ao longo dos anos.

Quem é Fernanda Strobino?
Fernanda Strobino - Arquiteta e Urbanista
Fernanda Strobino – Arquiteta e Urbanista
Siga a arquiteta Fernanda Strobino nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/fernandastrobinoarquitetura/

Instagram: https://instagram.com/arqfs

Instagram do projeto social: https://instagram.com/toknosso2019

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/fernanda-strobino-373747b3

Siga o GRUPOFOR nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/OGRUPOFOR

Instagram: https://www.instagram.com/ogrupofor/

LinkedIn: https://pt.linkedin.com/company/grupofor

Twitter: https://twitter.com/ogrupofor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *