Tipos de placa solar – Vantagens & Desvantagens

Publicado em Postado em Energia Solar Fotovoltaica

Agora que você já conhece um pouco sobre as tecnologias existentes, trouxemos este post para lhe explicar as principais vantagens e desvantagens das diferentes tecnologias de placa solar:

MONOCRISTALINO

Placa solar - monocristalino

Vantagens

Os painéis solares monocristalinos possuem a eficiência mais alta dentre as tecnologias comercialmente viáveis, entre 15% e 22%.

Painéis solares de silício monocristalino ocupam menos espaço. Como os painéis solares possuem uma eficiência maior, eles necessitam de menos espaço para gerar a mesma quantidade de energia elétrica.

Desvantagens

Painéis solares monocristalinos são mais caros.

Uma quantidade significativa do silício não é aproveitada na produção das células monocristalinos e por isso, o silício precisa ser reciclado.

POLICRISTALINO

Placa solar - policristalino

Vantagens

A quantidade de silício residual gerado durante o processo de corte das células fotovoltaicas é menor em comparação com monocristalino.

Painéis policristalinos tendem a ser um pouco mais baratos que os painéis solares monocristalinos.

Desvantagens

A eficiência de painéis solares policristalinos é tipicamente entre 14 e 20%. Isso é devido, principalmente, a menor pureza do polisilício.

Menos Watts por hora por m². Você normalmente precisa de uma área maior de painéis policristalinos para gerar a mesma quantidade de Watts/m² que o painel monocristalino.

PERC

Placa solar - PERC

Vantagens

Esta placa solar tem maior eficiência em relação aos módulos convencionais.

No Brasil, módulos PERC chegam a uma potência superior em relação a convencionais.

Uma maior eficiência acarreta na necessidade de um número menor de módulos e, consequentemente, menor área, menor número de estruturas de fixação, cabos, entre outros.

Melhor performance em altas temperaturas e também em condições de baixa incidência de luz.

Desvantagens

Possuem, em geral, custo mais elevado que cristalinos convencionais.

Sofrem de um mecanismo chamado LID (light induced degradation), que consiste na degradação do módulo em suas primeiras horas de exposição à luz solar. Esta degradação é maior nos módulos PERC.

Half-cell

Placa solar - Half Cell

Vantagens

Menor perda por sombreamento: como são dois circuitos distintos, o sombreamento de uma das partes não impacta na geração da outra parte. Devido a isto, a posição do módulo (retrato ou paisagem) deve ser avaliada com mais critério.

Menor perda por resistência elétrica.

Como já explicado anteriormente, maior eficiência garante mais competitividade nos custos.

Desvantagens

Podem possuir custos mais elevados, uma vez que é necessário o dobro de soldas, além de ser necessário o processo de corte nas células. Além disso, o dobro de soldas acarreta no dobro de chances de se possuir defeitos nas mesmas.

Entretanto, vale ressaltar que as tecnologias de fabricação e soldagem já são avançadas e confiáveis, portanto o incremento de custos ou a chance de defeitos não são significativos dentro dos processos.

Bifacial

Módulo Bifacial

Vantagens

Bifaciais possibilitam uma maior geração de energia, uma vez que capta por ambos os lados. O aumento da geração relaciona-se com alguns parâmetros do sistema:

  • Fator de albedo do solo
  • Espaçamento entre os módulos
  • Altura dos módulos em relação à superfície

Possuem células com proteção UV em ambos os lados, acarretando em uma maior durabilidade do equipamento.

Desvantagens

Não é possível prever com precisão a geração do sistema, uma vez que ainda não há grande portfólio com esta tecnologia.

Os custos de manutenção e limpeza são mais elevados, porque é necessário atentar-se também à parte traseira do módulo e também às condições do solo.

Bifaciais são mais caros que convencionais.

Filme fino

Filme fino

Vantagens

Podem ser maleáveis e leves, garantindo mais opções de utilização.

Possuem menor perda por temperatura com relação a módulos cristalinos convencionais, o que pode ser vantajoso em locais mais quentes.

As perdas por sombreamento são menores do que em módulos convencionais.

Desvantagens

Menor vida-útil (devido à maior degradação por PID e LID).

Possuem uma eficiência menor que módulos cristalinos. Devido a isto, é necessário um maior número de módulos para gerar a mesma quantidade de energia. Assim, se necessita de um maior volume de equipamentos complementares, além da necessidade de maior área útil para o sistema.

Telhas Solar

Telha Solar

Vantagens

A grande vantagem em optar por telhas solares é a aparência estética. Como se “funde” com as demais telhas presentes no telhado, especialmente se o telhado for da cor das telhas.

Como as telhas solares são mais pequenas e leves, não há necessidade de alterações na construção do telhado.

Podem ser ligadas diretamente aos inversores normais, tal como os painéis solares.

Desvantagens

Por serem pequenas, são usadas mais telhas solares para cobrir a mesma área de um painel solar. Assim, é necessário recorrer a mais materiais de ligação.

Cada telha solar precisa do seu ligador ao inversor; o que faz com que o investimento seja mais elevado.

O custo de aquisição de uma telha solar é praticamente o dobro do custo de um painel solar.

Solar Roof (Tesla)

Solar Roof - Tesla

Vantagens

Design moderno e atrativo que permite excelente solução estética.

A longo prazo irá poupar dinheiro (pois a instalação inicial é cara).

Garantia – a Tesla oferece uma garantia vitalícia.

Permite aumentar o valor comercial de seu imóvel.

Desvantagens

Preço. A instalação inicial é cara, sendo que no futuro o sistema de telhas solares da Tesla se paga a ele próprio.

Sobre as novas aplicações como o vidro solar e a telha de concreto solar da Eternit, ainda não temos o mapeamento das vantagens e desvantagens.

Como já dissemos no nosso último post sobre tipos de placa solar, cada tecnologia tem sua aplicação mais adequada para um determinado tipo de situação. É necessário avaliar as possibilidades afim de encontrar o melhor custo-benefício para cada caso.

Ficou interessado em instalar um sistema de Energia Solar Fotovoltaica em seu imóvel? Converse com um dos nossos especialistas, solicite um orçamento.

REFERÊNCIAS:

PORTAL SOLAR. Tipos de Painel Solar Fotovoltaico. Disponível em: https://www.portalsolar.com.br/tipos-de-painel-solar-fotovoltaico.html.Acesso em: 10 de setembro de 2019.

GREENER. Estudo Estratégico: Mercado Fotovoltaico de Geração Distribuída 2º Trimestre de 2019 da Greener. Disponível em:https://www.greener.com.br/entrar/?redirect=https%3A%2F%2Fwww.greener.com.br%2Fpesquisas-de-mercado%2Festudo-estrategico-mercado-fotovoltaico-de-geracao-distribuida-2o-trimestre-de-2019%2F . Acesso em: 10 de setembro de 2019.

PORTAL ENERGIA. Vantagens e desvantagens do Telhado Solar Tesla. Disponível em: https://www.portal-energia.com/vantagens-desvantagens-telhado-solar-tesla/. Acesso em: 10 de setembro de 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *