tudo que você precisa saber sobre captação de água da chuva

Tudo que você precisa saber sobre captação de água da chuva

Publicado em Postado em Reúso de Água da Chuva

A captação da água de chuva está sendo cada vez mais utilizada por grandes potências mundiais, como a Alemanha, onde as casas utilizam essa água para descargas e limpezas em geral.

Também não podemos deixar de citar Cingapura que construiu uma estrutura para fazer a captação de água de tempestades.

Mas, o que muitas pessoas não sabem, é que a utilização de água pluvial para plantações, irrigação e uso para limpeza acontece há muito tempo, desde épocas remotas.

Se você quer saber um breve histórico da captação da água de chuva, como ela deve ser feita e os cuidados necessários para o uso, continue lendo nosso post!

Como começou a captação da água de chuva?

Ninguém sabe exatamente quando e como começou a captação da água de chuva pela sociedade.

Porém, pesquisadores já encontraram reservatórios escavados há 3.600 a.C., assim como também foram localizados, no Oriente Médio, por volta de 850 a.C.

Na China, cerca de 2.000 anos atrás, eram utilizadas escavações e tanques no Planalto de Loess. Uma maneira diferente de fazer armazenamento de água.

No México, durante o século X, a agricultura se baseava na captação da água de chuva através de reservatórios escavados com capacidade para até 45 mil litros de água. Também se sabe que tanto os Maias, Incas e até mesmo os Astecas faziam o uso dessa técnica.

Além disso, podemos citar sociedades que aproveitam ao máximo a chuva, como o Irã, região semi-árida que desenvolveu uma forma de captar água para toda a comunidade.

Como é feita a captação da água de chuva atualmente?

Resultado de imagem para cisterna grupofor

Você deve ter observado que falamos várias vezes de reservatórios escavados, certo?

Eles foram aprimorados com o tempo e se tornaram o que chamamos hoje de cisterna.

As cisternas são reservatórios que armazenam água da chuva.

Existem muitos modelos, tendo algumas que são subterrâneas, da mesma forma que era feito antigamente, e as externas, que são instaladas em uma parte da casa.

Independente do modelo da cisterna, todas contam com um sistema de filtragem para evitar sujeiras na água, como folhas, pequenos animais e pequenos objetos.

Como posso utilizar a água da chuva captada?

Composition of cleaning objects

A primeira coisa que devemos saber sobre a água da chuva captada é que ela não pode ser considerada potável.

Isso acontece porque a chuva nunca é realmente só água, ela também tem na sua composição contaminantes, no caso de grandes cidades, e até mesmo sódio, quando é perto do mar.

Nos campos e cidades pequenas, a água tende a ser mais limpa, mas, mesmo assim, ainda não pode ser considerada totalmente potável.

Por essa razão, a água da chuva não deve ser utilizada para beber, mas pode ser utilizada para outras funções, como: limpeza de calçadas, pisos, móveis e até mesmo para irrigação, como era utilizada antigamente.

Se você quer saber mais sobre o reaproveitamento da água, que tal ler nosso ebook sobre o assunto?! Acesse agora.

2 comentários em “Tudo que você precisa saber sobre captação de água da chuva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *