reúso da água na indústria

Vantagens do reúso da água na indústria

Publicado em Postado em Reúso de Água da Chuva

A água é indispensável para a sobrevivência e o mau uso dos recursos naturais contribuem para que a escassez dela faça parte do nosso cotidiano.

O desmatamento e a poluição dos rios destroem as fontes e reservas e campanhas são realizadas rotineiramente para a preservação do meio ambiente e conscientização da população a respeito do problema da falta de água.

A chuva colabora e é uma excelente opção para amenizar esse problema, uma vez que contribui na economia da água potável.

As indústrias podem utilizá-la para os mais diferentes fins, desde a produção até mesmo a manutenção e limpeza.

Nesse artigo, vamos apresentar vantagens do reúso da água na indústria e como utilizá-la. Continue lendo e confira!

As vantagens do reúso da água na indústria

Work in the loom

São muitas as aplicações que envolvem a água nas plantas industriais, essas, por muitas vezes, acabam onerando os custos da operação, quando utilizado os serviços da concessionária da região.

Aproveitar os recursos naturais e fazer a reutilização da água captada é uma excelente estratégia para economizar mensalmente nessa conta, bem como contribuir com o meio ambiente.

Dentre as possibilidades de uso, apresentamos 4 delas que podem ser implementadas pela indústria sem grandes investimentos e com resultados surpreendentes.

São elas:

Limpeza das áreas comuns

Pátios, garagens e calçadas precisam ser limpos e higienizados com frequência.

Milhares de litros são utilizados nos processos de limpeza desses ambientes, além dos custos com a concessionária, causam o desperdício da água tratada que é inutilizada.

A utilização da água da chuva é uma opção simples de ser implantada e pode ser utilizada para esse processo, não necessitando de nenhum tipo de tratamento para seu uso na limpeza das áreas comuns.

Limpeza do maquinário

Interior view of a steel factory

Periodicamente, o maquinário industrial sofre o processo de limpeza e, dependendo de cada equipamento, a água da chuva também pode ser utilizada para esse fim.

Além das máquinas industriais, os veículos também podem ser lavados com a água captada.

Nesse caso, é importante o tratamento básico dessa água para não causar danos a lataria dos veículos.

Irrigação de plantas no jardim

Regar as plantas do jardim também é um processo que utiliza grandes quantidades de água potável.

A água captada da chuva também é uma excelente opção para estes serviços

Ela não precisa passar por nenhum processo de tratamento e pode ser utilizada nos dias secos para a manutenção dos jardins.

Transformação em vapor para bombas, compressores e destiladores

Também sem a necessidade de tratamento, a água captada da chuva pode servir como combustível para bombas, compressores e destiladores, quando transformada em vapor.

Isso é uma excelente opção para a refrigeração de equipamentos, tomando os devidos cuidados existentes para não danificá-los. É importante a atenção das condições de uso.

Como se percebe, as vantagens do reúso da água na indústria são muitas.

Com um pequeno investimento sua indústria pode fazer o aproveitamento da água da chuva, colaborando com o meio ambiente e reduzindo a conta junto à concessionária.

Se você quer saber mais sobre o assunto, que tal baixar gratuitamente o ebook Reúso da água de chuva: guia completo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *