Você instalou aquecedor solar e sua conta aumentou?

Publicado em Postado em Aquecimento Solar

No dia-a-dia nos deparamos com muitos clientes que comentam que instalaram um aquecedor solar, e que sua conta  de luz aumentou. Ou conhecem alguém que instalou o sistema, e viram suas contas aumentarem ao invés de diminuírem. Mas, por que isso acontece? Qual o motivo? Tem solução? Hoje o GRUPOFOR, preparou uma matéria especial para tratar deste assunto.

Vários fatores podem estar causando este problema, vamos abordar os possíveis motivos e as soluções.

1. Aquecedor Solar – Tecnologias antigas

Nos sistemas mais antigos, as funcionalidades do controlador de temperatura eram mais limitadas, você apenas podia programar a temperatura desejada, e com isso o sistema ficava o tempo todo buscando atingir a temperatura, com a ajuda da resistência elétrica de apoio, caso não houvesse sol suficiente.

Hoje já existem controladores digitais inteligentes, mais modernos que lhe permitem não apenas programar a temperatura, mas o horário para o qual você quer que aquela temperatura seja atingida.

Desta forma, com base na rotina do usuário, é possível programar os parâmetros do aquecedor, para ligar a resistência elétrica de apoio (se necessário), somente próximo do horário de consumo.

Controladores digitais inteligentes permitem programar a temperatura e o horário para o qual você deseja que aquela temperatura seja atingida.

2. Parâmetros do controlador

Outra causa de problemas com o aquecedor solar, é a configuração incorreta dos parâmetros. Às vezes, da forma como a configuração do controlador foi programada, a resistência elétrica de apoio é acionada muitas vezes ao dia, o que faz com que aumente o consumo de energia elétrica.

Chamar a assessoria técnica, através da visita de um técnico, pode ser a solução. Numa visita técnica, o profissional devidamente preparado e experiente na área pode ajustar as configurações do seu controlador de temperatura e fazer uma rápida conferência para verificar se não existe mais nenhum problema.

Numa visita técnica, o profissional experiente pode ajustar as configurações do controlador de temperatura e fazer uma conferência geral do equipamento.

3. Modelo do Boiler

Outro fator que pode influenciar, e muito nesta questão, é o modelo do boiler. Hoje no mercado existem dois modelos de boiler, o boiler acoplado, que fica fixo junto ao coletor de tubos à vácuo. E o boiler desacoplado, que fica separado, do coletor, em geral dentro do telhado.

Além da questão estética, existem diferenças de funcionalidade de um modelo para outro. O sistema de aquecimento solar de tubos à vácuo com boiler acoplado, conta com o controlador digital inteligente que faz controle de temperatura e do nível de abastecimento do boiler, permitindo que o funcionamento do sistema se adapte a rotina do usuário.

Aquecedor solar com Boiler Acoplado

Já no sistema desacoplado, o controlador só consegue fazer o controle da temperatura. Ou seja, quando é aberto um ponto de consumo na casa do cliente (por exemplo, um chuveiro), a medida que a água quente vai sendo consumida, já começa a entrar água fria no boiler desacoplado, o que faz com que a água retida no boiler comece a perder temperatura.

Além disso, como o boiler fica separado do coletor, no próprio caminho que a água quente percorre do coletor até o boiler, ela também perde alguns graus para o ambiente externo.

Aquecedor Solar com boiler desacoplado.

No sistema de aquecimento com boiler acoplado, isto não acontece. Com o uso do controlador digital inteligente o abastecimento do boiler é programado, isto faz com que a água fria entre no boiler somente nos horários programados, o que mantém a água aquecida, mesmo depois que um ponto de consumo é aberto.

Com o uso do controlador digital inteligente o abastecimento do Boiler é programado, a água fria entra no Boiler somente nos horários programados.

4. Um caso real

Para finalizar está matéria, vamos relatar a história de um cliente que que passou por esta situação e contou com a assessoria profissional do GRUPOFOR para solucionar o problema.

O cliente tem um aquecedor solar com boiler desacoplado, e sua conta de luz estava vindo muito alta, e ele suspeitava que o problema fosse no aquecimento solar que ele havia instalado a algum tempo, com outro fornecedor.

Ele fez contato conosco solicitando uma visita técnica, para que verificássemos se poderíamos lhe ajudar com o problema. Nosso técnico foi até a residência do cliente e verificou que a temperatura programada do controlador estava muito alta.

E como no modelo desacoplado toda vez que um ponto de consumo é aberto, entra água fria no boiler – a resistência elétrica de apoio estava sendo acionada constantemente para que a água dentro do boiler chegasse a temperatura programada, o que estava aumentando o consumo de energia.

Nosso técnico ajustou os parâmetros da temperatura do controlador, e com isso o problema foi resolvido. Pois com a temperatura adequada programada a resistência elétrica de apoio passou a ser acionada menos vezes, o que solucionou o problema.

Como vimos neste caso real, às vezes o problema é algo simples, mas sem assessoria técnica adequada, muitas vezes é difícil de encontrar a solução. Se você está passando por um problema parecido, entre em contato conosco. Solicite uma visita técnica, podemos ajudá-lo a solucionar o problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *